Ao todo, 36 unidades foram adquiridas, sendo que alguns serão construídas em território brasileiro
André Magalhães - Os dois primeiros caças Gripen F-39E da Força Aérea Brasileira (FAB 4101 e 4102) já estão a caminho do Brasil por via marítima. As aeronaves estão a bordo do navio mercante MV Elke que saiu do porto de Norrköping e segue em rota para o porto de Navegantes, Santa Catarina.
Clicando aqui é possível acompanhar o trajeto do navio mercante com as aeronaves militares brasileiras.
Imagens dos Gripen F-39E chegando ao porto sueco de Norrköping foram publicadas pelo portal Wighsnews. Na filmagem, é possível ver um dos caças sendo rebocado pelas ruas internas do porto.
De acordo com o contrato, as aeronaves serão encaminhadas ao Brasil por via marítima. Isso já aconteceu com o primeiro exemplar FAB 4100 que chegou ao país em 2020 – hoje a aeronave está em Gavião Peixoto (SP) cumprindo ensaios em voo.
A escolha de Navegantes é devido a logística, isso porque o porto da cidade fica próximo ao aeroporto o que torna fácil o deslocamento das aeronaves até o aeroporto de onde partem para o voo até Gavião Peixoto.
A FAB recebeu suas quatro primeiras unidades construídas em série em novembro de 2021. Os caças foram entregues de formalmente na fábrica da Saab em Linköping, no país nórdico.
O envio das aeronaves FAB 4103 e 4104 deve acontecer no segundo semestre deste ano, conforme o planejado.
Em 2014 foi assinado um contrato para a aquisição de 36 unidades do Gripen E/F, sendo 28 exemplares da versão E (monoposto) e oito da versão F (biposto). Os aviões foram designados na força aérea como F-39E/F, seguindo a nomenclatura adotada historicamente pela FAB e baseada no padrão norte-americano.
Um dos pontos chaves do contrato é a transferência de tecnologia, o que significa que o Brasil está participando do desenvolvimento e construção dos aviões. A FAB e empresas nacionais enviaram para a Suécia pilotos, técnicos e engenheiros, que atuam por meio do processo de "aprenda fazendo", os quais podem ter acesso direto à tecnologias de forma aplicada.
Caças brasileiros são equipados com o IRST, disposítivel de busca e rastreamento infravermelho - Saab / Divulgação
Em território nacional, a Saab conta com uma planta de indústria em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, onde constrói componentes vitais para as aeronaves.
De acordo com o contrato, parte dos sistemas e estruturas será produzido no Brasil, com alguns componentes sendo finalizados pela Embraer e Saab. Outros serão montados de forma conjunta na unidade de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, onde parte dos F-39E serão montados. Os oito Gripen F serão desenvolvidos por engenheiros brasileiros e completamente produzidos no país.
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