5 de set. de 2022

IMAGENS: Aeronave de transporte militar chinesa Y-20 faz sua estreia em shows aéreos na Europa


Fernando Valduga  - Uma grande aeronave de transporte militar Y-20 da Força Aérea do Exército de Libertação Popular Chinês (PLAAF) participou na Áustria de um dos maiores show aéreo da Europa, o AirPower.

Esta é a primeira vez que o Y-20 foi exibido na área estática para o público na Europa, um movimento que os especialistas acreditam que mostrará as tremendas conquistas feitas pela indústria de aviação chinesa e pela Força Aérea do PLA.

As Forças Armadas austríacas divulgaram na quarta-feira um vídeo mostrando a chegada do Y-20, que participou do show aéreo Airpower22, depois que o Coronel Shen Jinke, porta-voz da Força Aérea do PLA, anunciou na segunda-feira que a aeronave voaria para a Europa e participaria de um show aéreo internacional pela primeira vez.

Organizado pelas Forças Armadas austríacas e anunciado como sendo o maior show aéreo da Europa, o Airpower22 de dois dias começou na sexta-feira, contando com a participação de 200 aeronaves de 20 países e regiões, segundo o site do evento.

A participação do Y-20 no evento ocorre depois que grandes grupos de Y-20 voaram para a Sérvia em abril para entregar mísseis de defesa aérea adquiridos pelo país do Leste Europeu, que atraiu grande atenção na Europa.

Ao participar de um show aéreo internacional na Europa, a Força Aérea do PLA mostra sua transparência e confiança, e a exibição do Y-20 permitirá que os visitantes europeus do evento entendam melhor as conquistas da China na aviação e percebam que a Força Aérea do PLA é uma força de paz, disseram analistas.

Existem poucos países no mundo que podem desenvolver de forma independente grandes aeronaves militares de transporte como o Y-20, que refletiu o nível de classe mundial da indústria de aviação chinesa, disse Wei Dongxu, especialista militar de Pequim.

Ser capaz de viajar uma distância tão longa da China para a Áustria também demonstrou as capacidades do Y-20, disse Wei.

O Y-20 fez aparições frequentes no cenário mundial e se tornou o mais recente “cartão de visita” da China que destaca o compromisso do país em cumprir suas responsabilidades e obrigações como grande potência, disseram analistas.

Entre as missões no exterior do Y-20 estava uma missão de entrega de suprimentos de socorro a desastres para Tonga em janeiro, depois que o país insular no Pacífico Sul foi atingido por uma erupção vulcânica e subsequente tsunami. O avião também realizou uma missão de entrega de material antiepidêmico às Ilhas Salomão em fevereiro, bem como uma missão de entrega de suprimentos de socorro ao Afeganistão em junho, após um terremoto. Em um desenvolvimento mais recente, a aeronave entregou suprimentos de socorro ao Paquistão no final de agosto, após uma inundação atingir o país.

A China também poderia oferecer o Y-20 como um produto pronto para exportação, agora que o país fez avanços no desenvolvimento de motores domésticos, disse Wei.

Graças ao seu excelente desempenho de custo, o Y-20 será mais competitivo no mercado internacional do que seus equivalentes russos e norte-americanos, o Il-76 e o C-17, disse Wei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.