30 de set. de 2025

O ‘Canal do Panamá chinês’ já está sendo construído na América do Sul

Beijing conecta megaprojetos no Brasil e no Peru para reduzir prazos, cortar custos e ampliar sua influência na região

Terminal portuário de Chancay (Foto: Presidencia Peru/Flickr)

A China está criando um corredor logístico inédito na América do Sul, integrando dois megaprojetos: o porto de Chancay, no Peru, e a ferrovia bioceânica, no Brasil. A iniciativa pretende reduzir tempos de transporte, cortar custos e desafiar o domínio do Canal do Panamá nas rotas transcontinentais. As informações são do The Express.

Segundo relatório da Horizon Advisory, Beijing não busca apenas eficiência comercial, mas também ampliar sua influência política e econômica no continente.

O megaporto de Chancay, inaugurado em novembro de 2024, foi projetado para receber navios de grande porte, com capacidade automatizada e zonas logísticas. Orçado em US$ 3,5 bilhões, ele foi construído dentro da Nova Rota da Seda (BRI, na sigla em inglês, de Belt And Road Initiative), uma iniciativa do presidente chinês Xi Jinping centrada no investimento em infraestrutura e que visa espalhar a influência de Beijing pelo mundo.

A estrutura transforma o Peru em um hub de distribuição para a costa oeste da América do Sul, criando uma rota direta entre a Ásia, os Andes e o Cone Sul, sem necessidade de passagem pelo Panamá.

O projeto prevê uma ferrovia que cruza o Brasil, conectando o interior a portos atlânticos. A linha reduziria gargalos e funcionaria como complemento ao porto de Chancay, criando uma rede integrada que evita congestionamentos e custos elevados no Canal do Panamá.


O impacto sobre o Canal do Panamá

O novo corredor logístico impulsionado pela China poderia reduzir significativamente o tempo e os custos do transporte internacional, permitindo que cargas cruzem o continente por terra em vez de depender exclusivamente do Canal do Panamá. Além disso, oferece maior resiliência, já que o canal tem sido periodicamente afetado por secas e congestionamentos que limitam sua capacidade de operação.

Há também uma dimensão estratégica: com o financiamento, a construção e a operação sob controle chinês, exportadores sul-americanos podem acabar sujeitos a condições e preços alinhados aos interesses de Beijing. Para a Horizon Advisory, não se trata de uma substituição direta ao Panamá, mas de uma alternativa viável e escalável, capaz de enfraquecer o papel dominante do canal como principal eixo do comércio transcontinental.


Reação dos Estados Unidos

Um porta-voz do Departamento de Estado afirmou que Washington espera que países latino-americanos mantenham soberania sobre infraestrutura crítica e evitem acordos que prejudiquem suas economias. Os EUA também prometem apoiar decisões informadas sobre projetos ligados à China em todo o Hemisfério Ocidental.

VI Tarauacá Rural Show: Nós também temos nosso Araújo!

Kezio Araújo agradece por ter participado da Tarauacá Rural Show: "Me senti em casa"


Por Reginaldo Palazzo - Como diria Shakespeare: "A gratidão é o único tesouro dos humildes." 

Eu seria mais simples, gratidão é uma virtude que poucos têm, denota educação, berço!

Kezio Araújo, jornalista formado pela UFAC, é especialista em ‘Comunicação e Oratória e Gestão de Eventos e Cerimonial’ ramo em que se sente mais à vontade. Ele traz a sua experiência do jornalismo, associada a uma voz grave de impacto que conquista o público e transmite confiança a quem ouve.

Também é correspondente regional das principais emissoras de TV do Acre. TV Norte/ SBT e Tv Tribuna/ A Crítica, e ainda colabora com a Rede Amazônica/ Globo, com matérias veiculadas nos principais jornais de circulação nacional do país. (JN, fantástico, JH).

Kezio participou como apresentador nesses últimos dias, 25 a 28 de setembro da TKRS (Tarauacá Rural Show), em sua VI edição.

Conduziu com maestria e responsabilidade dos bem formados tanto academicamente falando como para a vida.

Se Barretos tem Cleberson Araújo como narrador temos Kezio Araújo como destaque na apresentação, com ele, não deixamos nada a desejar a grande festa de Barretos.

Mas, o mais importante além do bom desempenho demonstrado foi sua gratidão. Gratidão essa expressa publicamente em mensagem de WhatsApp para todo um grupo que estava “por trás das cortinas”, inclusive de locutores parceiros.

É bem verdade e foi interessante notar que em especial houve muitos agradecimentos dos que trabalharam nos bastidores, sinal que foi no mínimo muito bom o convívio durante a realização da feira.

Abaixo sua mensagem para os colegas dessa jornada de poucos dias, mas intensos.


Gratidão, Tarauacá.

Que energia especial que esse povo tem. Nem a lama, na primeira noite, teve força de impedir o público de dançar e se divertir.

No palco, na arena e no camarote do Parque de Exposições IFAC - @tarauaca_rural_show eu me senti em casa. Cada gesto de carinho e de aprovação do nosso trabalho enquanto jornalista e apresentador da sexta edição da Feira do Agronegócio traz mais energia e determinação para buscar melhorar e oferecer ainda mais na próxima oportunidade.

Na apresentação, a boa sintonia com @locutor_trindade garantiu uma interação bem dinâmica. Nos bastidores, o apoio da equipe organizadora foi essencial.

Gratidão aos amigos @zefilhotk @irineidasilva @mirnaborgestk @sandra_souzaoficial e @maria_jenifferr por confiar na minha voz para conduzir esse belo projeto que vocês dedicaram meses de planejamento e trabalho árduo.

Parceria fechada com @noisnanetoficial e @hauxviagens

Imagens: @weslly_fotografia

Até breve, Tarauacá!

O empresário José Filho o homem que rege toda essa “orquestrutura agropecuária” tem a opinião de que Kezio é uma grata surpresa do Jordão, uma revelação, e que está apenas começando.

O homem é top”. Disse Zé Filho.


Ser grato é digno dos dignos.

EUA preparam ataques aéreos contra infraestrutura de cartéis na Venezuela, segundo fontes da NBC


O governo dos Estados Unidos está elaborando planos para lançar ataques aéreos de grande escala contra infraestrutura e instalações ligadas a cartéis de drogas em território venezuelano, de acordo com reportagem da NBC News baseada em quatro fontes envolvidas nas discussões.

Segundo as fontes, o plano contemplaria ataques com aviões de combate ou drones contra líderes dos cartéis, laboratórios e outras instalações logísticas usadas no tráfico. Embora ainda não exista autorização formal do presidente Donald Trump, os preparativos indicam que a operação pode ocorrer nas próximas semanas.


“Estamos explorando opções para atingir cartéis dentro da Venezuela com maior alcance do que apenas operações marítimas”, afirmou uma das fontes à NBC, sob condição de anonimato.



Contexto e escalada militar

A ideia representa uma escalada significativa na abordagem dos EUA contra o narcotráfico venezuelano. Nos últimos meses, a administração Trump já autorizou ataques a embarcações suspeitas de tráfico em águas internacionais, inclusive uma operação no Caribe em que 11 pessoas foram mortas.

Além disso, os EUA já posicionaram caças furtivos F-35 em Puerto Rico para reforçar a campanha contra cartéis no Caribe, segundo reportagens da Reuters.


Desafios legais e risco diplomático

Especialistas apontam que lançar ataques dentro da Venezuela exigiria justificativas legais robustas sob o direito internacional e a Constituição dos EUA, especialmente porque isso representaria uma ação militar em solo estrangeiro em tempo de paz.

O governo venezuelano já reagiu duramente às operações anteriores. O presidente Nicolás Maduro acusou Washington de incursão militar e renovou denúncias de que os EUA buscam mudança de regime.

29 de set. de 2025

Nota de crédito da Braskem é rebaixada com renegociação de dívidas; ações despencam 42% no ano

Agências de risco veem deterioração financeira e alto endividamento; investidores reagem com queda nas ações e nos bonds


Por Rikardy ToogeA Braskem teve sua nota de crédito global rebaixada pela Fitch Ratings e pela S&P Global Ratings neste fim de semana, em meio ao aumento das incertezas sobre sua capacidade de honrar dívidas. A Fitch reduziu o rating para CCC+ e a S&P para CCC-, ambas categorias consideradas de “alto risco de calote”, mantendo perspectiva negativa.

As revisões ocorreram após a companhia contratar o banco Lazard e os escritórios Cleary Gottlieb e E. Munhoz Advogados para “avaliar alternativas de reestruturação financeira” — o que, muito provavelmente, deverá envolver a renegociação de dívidas, intensificando a percepção de risco no mercado.

O mercado já vinha precificando esse risco: na sexta-feira (26), os títulos da Braskem com vencimento em 2031 foram negociados a apenas US$ 0,42 por dólar de face, com taxa de retorno de 28% ao ano, enquanto as ações da petroquímica despencaram 14,8%, para R$ 7,02. No pregão desta segunda-feira (29), os papéis recuam mais 2,28%, cotados a R$ 6,86. No acumulado do ano, a queda chega a 42,4%.

Segundo a Fitch, a liquidez da Braskem — antes um ponto forte — se deteriorou rapidamente. A agência projeta consumo de caixa de R$ 3,5 bilhões em 2025 e R$ 2 bilhões em 2026, além de desembolsos bilionários relacionados ao afundamento do solo em Alagoas. A avaliação é que a empresa pode ficar sem recursos já em 2026 para lidar com dívidas que vencem a partir de 2028. A relação entre dívida e geração de caixa (conhecida como alavancagem) pode ultrapassar 10 vezes o lucro operacional nos próximos dois anos.

A S&P destacou que, diante do endividamento elevado e das condições adversas da indústria química, há uma “grande probabilidade” de que a Braskem reestruture suas dívidas em até seis meses. Para a agência, um eventual acordo de renegociação forçada ou atraso no pagamento de juros seria tratado como default, isto é, o não cumprimento de obrigações financeiras.

Em linha com essa visão, o JP Morgan avaliou que a revisão da estrutura de capital da Braskem é inevitável e deve impactar diretamente seus títulos. Para o BTG Pactual, uma das alternativas já cogitadas é a conversão de parte da dívida em ações. Nesse cenário, a Petrobras, dona de 36,1% da companhia teria de acompanhar a operação com uma injeção de US$ 1,7 bilhão para manter até 49% de participação e evitar consolidar a Braskem em seu balanço.

A conversão de dívida em ações poderia trazer alívio na alavancagem, reduzindo-a de 10 para 2,6 vezes a geração de caixa em 2026, mas às custas de uma queda estimada de 0,8 ponto percentual nos dividendos da Petrobras.

Braskem em disputa

A pressão aumenta em meio à disputa pelo futuro da Braskem. O controle da petroquímica está hoje no centro de uma queda de braço entre bancos credores, a gestora IG4, o empresário Nelson Tanure, a Petrobras e a própria Novonor (ex-Odebrecht).

A holding da família Odebrecht, em recuperação judicial desde 2019, tenta preservar ao menos 5% de participação para sustentar seu plano de reestruturação, conforme mostrou o InvestNews na semana passada.

Enquanto isso, os bancos credores da Novonor (Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander e BNDES) negociam com a IG4 a transferência dos créditos atrelados à fatia de 38,3% que detêm como garantia. Já a Petrobras busca ampliar sua influência na gestão e condiciona um eventual aporte de capital à saída da Novonor do bloco de controle. 

Galo, o pecuarista que literalmente trilhou o seu próprio caminho para o futuro

Sol, chuva, animais ferozes e peçonhentos não os impediam de conquistar seu objetivo


Por Reginaldo Palazzo – Nascido e criado no ramo da pecuária, e conhecido como ‘Galo’, o Sr. Claudeniro morador do município de Feijó contou um pouco ao blog Tarauacá Notícias sobre sua trajetória com a pecuária no Estado do Acre.

Aos 20 anos de idade já tocava boiada de Feijó para Cruzeiro do Sul e Feijó Senna Madureira, trilhando seu futuro por dentro da mata.

Um desafio desses, não dá pra chamar de outra coisa dado as dificuldades encontradas naquela época, Galo conta que uma viagem de Feijó a Cruzeiro do Sul durava entre 18 e 21 dias.

Para se ter uma ideia do significado de desfio, pois não era só as dificuldades geográficas, nos primeiros sete anos de seu casamento ele não conseguia dormir uma semana em casa.

“Eram tempos árduos, arriscado e de muito suor, mas enfrentávamos de tudo com muita coragem pra conseguir nosso sustento”. Disse Galo.


Técnica

Dependendo do peão a viagem entre Feijó e Cruzeiro do Sul poderia ser feita em até 12 dias, mas usando sua técnica peculiar de dar preferência de tocar a boiada a noite e com muita paciência para o gado não perder muito peso, a viagem se estendia entre sete e nove dias a mais.

Já para Rio Branco o destino final de sua viagem era só até Sena Madureiras, o que reduzia o percurso para dez a doze dias.

Parceiro da Tarauacá Rural Show (TKRS), e proprietário da fazenda Ouro Preto, emprestou toda os tocos de madeira para montar o curral onde ficaram expostas a belíssimas espécies de bois e carneiros na VI Tarauacá Rural Show.

Vale ressaltar que a madeira veio além de Feijó 29 Kms adiante.


Isso lhe rendeu uma homenagem ao seu pai pelo Coordenador Mor da Feira Zé Filho, que mandou confeccionar um bunner em respeito ao desbravador pecuarista Claudomiro Pluma Cahú o famoso Sr. Coló em Feijó.

A VI Tarauacá Rural Show terminou ontem com recorde de público que se traduziu em muita circulação de dinheiro no município.

Expositores que venderam 100% dos seus animais já estão ansiosos para retornar o ano que vem.

USV da Exail alcança feito inédito com travessia autônoma de 2.000 km passando pelo Estreito de Gibraltar


A empresa francesa Exail anunciou uma conquista histórica na área de autonomia marítima: seu veículo de superfície não tripulado DriX O-16 completou uma travessia de 1.100 milhas náuticas ( 2.000 km) da costa de La Ciotat (França) até Troia (Portugal), sem escalas, para integrar o exercício REPMUS 2025, sob coordenação naval da OTAN.

A trajetória incluiu a passagem pelas Ilhas Baleares e a travessia do Estreito de Gibraltar — uma das rotas marítimas mais movimentadas do mundo — e durou seis dias. O DriX O-16 operou em autonomia supervisionada a partir do Remote Operation Center (ROC) da Exail em La Ciotat, demonstrando elevada resistência, consciência situacional e decisão confiável mesmo em alto tráfego marítimo.

Durante a missão, o USV também realizou mapeamento batimétrico do fundo marinho utilizando um sensor multifeixe Kongsberg EM304, provando sua capacidade de coletar dados científicos enquanto estava em trânsito.


Significado e implicações operacionais

Esse deslocamento de longo alcance representa um avanço contundente na maturidade operacional dos veículos marítimos autônomos. Ele comprova que USVs de porte robusto podem ser supervisionados remotamente através de águas abertas e canais restritos, chegando ao teatro de operações com prontidão para missão, sem necessidade de apoio logístico pesado ao longo do percurso.

“Com essa travessia sem precedentes, o DriX O-16 mostra que grandes USVs agora são uma realidade operacional”, afirmou Sébastien Grall, chefe de Soluções de Autonomia Marítima da Exail. “Como a primeira plataforma não tripulada a executar com sucesso essa missão, ela estabelece um novo padrão em autonomia de superfície: segura, confiável e pronta para missões.”

O sucesso da operação reforça o papel dos USVs em futuros cenários navais, particularmente para missões de reconhecimento, vigilância, mapeamento e suporte naval, com menor dependência de navios de escolta ou logística. À medida que a tecnologia avança, operações como esta aceleram a integração de plataformas autônomas em esquemas militares e civis no mar.

27 de set. de 2025

Na Tarauacá Rural Show, pesquisador explica a ligação do solo com o “abacaxi gigante”


Por Wanglézio Braga - O professor da Universidade Federal do Acre (UFAC), campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, Edson Araújo, foi um dos palestrantes da Tarauacá Rural Show nesta sexta-feira (26). Ele abordou o tema “Uso e Conservação de Solos no Sistema Produtivo” e, em entrevista ao Portal Acre Mais, analisou as características da terra da região.

Segundo Araújo, os solos de Tarauacá têm alta fertilidade, mas exigem manejo cuidadoso devido à presença de muita argila. “Quando está seco, o solo fica muito duro; quando molhado, se torna escorregadio. Isso exige técnicas mais localizadas, sem pensar em grandes áreas mecanizadas”, explicou.

Questionado sobre o famoso abacaxi gigante do município, o professor desmistificou a questão e afirmou que o solo tem, sim, influência, mas que não é o único fator. “O tamanho do abacaxi é resultado da combinação entre o solo e o microclima local. Já tentaram levar essa variedade para outras regiões, mas os frutos não atingiram o mesmo tamanho”, disse.

Edson reforçou que o relevo e as condições naturais de Tarauacá oferecem limitações, mas também oportunidades. “O produtor precisa entender as particularidades do solo e do clima para obter bons resultados, sem esquecer da preservação ambiental”, concluiu.

26 de set. de 2025

O nome por trás da Tarauacá Rural Show

O empreendedor que ensina na prática


Por Reginaldo Palazzo - Obviamente um evento dessa magnitude que é a Tarauacá Rural Show não se faz sozinho, é necessária uma equipe parceira, organizada e principalmente com competência e entusiasmo, e ajuda a agregar resultados atingindo assim o objetivo que é o sucesso do empreendimento.

Mas, se até um barco de competição precisa de um comandante que dita a proa e o ritmo, imagina toda a matemática de uma Feira Agropecuária onde diversos fatores podem alterar o resultado, dado que se envereda por áreas que não diz respeito somente a exatas.

Essa cabeça pensante, aguerrida, persistente é conhecida na cidade de Tarauacá por Zé Filho.

Agricultor, empresário, empreendedor e agora na seara política, Zé Filho dita perseverantemente o compasso do resgate da feira após meio século.

Visionário, Zé que é bem quisto no mitiê agropecuário, entende que apesar do vento que atualmente sopra contra qualquer pessoa quando acorda se liga instantaneamente ao agro no momento que escova os dentes para tomar café.

Hoje em dia dado o início e com parcos recursos é preciso ‘pensar fora da caixa’, e nisso, Zé vem se mostrando especialista.

Um obstáculo atrás do outro, não importa, o negócio é contornar ou até derrubar.

O certo, em um município que respira agro.

Já se nota uma mudança no pensamento das pessoas que começam a se render ao pensamento desenvolvimentista dos envolvidos.

Poucas pessoas notam, mas nos últimos anos um comércio que cresceu muito na cidade foi o do ramo agropecuário.

Há 10 anos atrás contava-se nos dedos de uma mão a quantidade de lojas que atendia esse público.

Agora, temos Laço de Ouro, Casa da Lavoura, Bicho do Mato, Casa da Ração e outras tantas que fazem com que o presídio não tenha 09 andares, gerando uma coisa muito importante para o município, emprego!

Isso sem contar os ‘Pet Shops’.

O número crescente de cidadãos tarauacaenses se dedicando ao estudo da veterinária é outro ponto positivo para um engrandecimento socioeconômico do município.

Isso se traduz em uma palavra, dignidade.

Não tem coisa melhor no mundo que um pai de família poder sustentar sua casa.


Vestuário

Outro ramo notório em seu crescimento é o do vestuário típico.

O tarauacaense pode agora encontrar botas, chapéus fivelas etc. nas próprias ruas do seu comércio, não necessitando mais ir a Rio Branco ou comprar pela internet pagando frete.

O caminho trilhado até agora está sendo curto e árduo, pois estamos ainda na terceira edição do resgate, mas como diria o astronauta Neil Armstrong, um pequeno passo para o homem do campo, um salto gigante para a sociedade tarauacaense.


Quase imperceptível pra quem não conhece

Mas uma das coisas que passa desapercebido para os leigos é a evolução genética dos animais. Não é um processo rápido, demanda tempo, mas já se nota uma evolução nesse importante quesito na pecuária tarauacaense, pecuária essa merecedora de todas as atenções, seja pela iniciativa privada, seja pelo poder público, haja vista ser reconhecida por ser a pioneira na criação de gado no Estado do Acre.

E assim vai, de grão em grão a produtividade vai crescendo paralelamente com o aumento da resistência da saúde animal e consequente rentabilidade de todo um sistema.


Geração

Uma feira que gera de tudo, filhotes, negócios, contatos, aprendizado e sorriso, sim sorriso, principalmente o estampado no rosto do vendedor ambulante, autônomos anônimos que com essa renda extra pode sanar uma dívida, comprar um presente de aniversário para um filho e o mais importante, se sentir útil.

Que a Tarauacá Rural Show não seja interrompida como já em outras épocas, e que nessa matemática o sinal de mais seja o sol que ilumina os caminhos dos pequenos, médios e grandes agricultores.

Etelstano e Cia Ltda devem estar se revirando no túmulo


Ministério da Defesa do Reino Unido determina que as tripulações da Força Aérea Real têm o direito de usar uniformes veganos e devem receber botas, cintos e boinas ecológicos.

A que nível chegou essa cultura woke.

Qual será o nome do próximo avião? Spitchicory?

Não vai demora para mudarem a bandeira.

25 de set. de 2025

Cavalgada marca abertura da VI Tarauacá Rural Show

Chuva não impede público de comparecer


Por Reginaldo Palazzo – A chuva que antecedeu à cavalgada não impediu a bela exibição das alegres e divertidas comitivas que abrilhantaram a abertura da VI Tarauacá Rural Show.

Da mesma forma, preparativos que ultimaram uma melhor trafegabilidade para o público aconteceu a contento.



Com isso o público já começa a comparecer para aproveitar o restante da noite com show a nível nacional Brenno e Matheus.


Inesperada, mas positiva

A chuva, proveniente de uma massa polar que criou instabilidade atmosférica, pode resultar em uma possível estiagem no restante da feira, ou seja, até o próximo dia (28).

Talvez conforme o calor e a umidade, daqui pra frente apenas pancadas de chuva de mais ou menos uns 40 minutos.


1º resultado

O vencedor das comitivas foi a F3F que empreendeu um desfile organizado agregando enraizado profissionalismo.


Destaque para o charme


A beleza natural tarauacaense, fez-se presente com as candidatas a Rainha do Rodeio.

Vencedoras de outras Feiras como, por exemplo, Samara Alencar, vencedora do ano de 2023 prestigiou a abertura, bem como a vencedora do ano passado Luanna Del Paris.

Madrinha dos Peões Ray Mesquita e a Garota Abacaxi Vanessa Araújo Silva 2024, também registraram presença.




Segurança

Com policiamento tanto na área interna como externa a segurança conta ainda com segurança privada inclusive com detectores de metais na entrada.


Apresentação


Esse ano temos cinco candidatas à Rainha do Rodeio, concorrem:

Natália Nascimento

Rogéria Kaxinawá

Raíssa Alves

Glória Maria

Pietra Gomes

Gigante do agro, Coamo investe R$ 3 bi para construir porto em Santa Catarina

Coamo é a maior cooperativa agrícola do Brasil e pretende movimentar 11 milhões de toneladas por ano



                   Por Reuters


A Coamo, maior cooperativa agrícola do Brasil, vai investir R$ 3 bilhões na construção de um porto em Itapoá, ao norte de Santa Catarina, de acordo com informação divulgada pelo governo do Estado e confirmada pelo grupo nesta terça-feira (26).

A operação do novo porto está prevista para 2030, segundo o comunicado do governo, que cita que serão construídos três berços de atracação com previsão de movimentar 11 milhões de toneladas por ano.

A Coamo, que faturou R$ 28,8 bilhões em 2024, já opera no porto de Paranaguá (PR), por onde escoa a produção de grãos como soja, milho e trigo de seus 32 mil cooperados.


Novo porto da Coamo

O novo porto da Coamo vai contar com terminais de granéis agrícolas, combustíveis líquidos, fertilizantes e GLP (gás liquefeito de petróleo), segundo a nota do governo catarinense, publicada por ocasião do encontro de dirigentes da cooperativa com o governador do Estado, Jorginho Mello.

“Esse é um sonho dos nossos produtores. Nós já temos dois terminais em Paranaguá, onde escoamos quase 5 milhões de toneladas por ano“, disse presidente da Coamo, Airton Galinari.

“E sentimos a necessidade dessa expansão porque tem negócios que a gente não consegue fazer”, afirmou ele.

Paraná Pesquisas: Alan Rick lidera disputa ao governo do Acre com 44%

De acordo com a pesquisa, o senador acreano sairia vitorioso em todos os cenários, com folga em relação aos concorrentes

Jefferson Rudy/Agência Senado


Catielen de Oliveira - Levantamento divulgado pela Paraná Pesquisas revelou, nesta quinta-feira (25/9), que o senador Alan Rick (União-AC) lidera como favorito na disputa pelo governo do Acre, com 44,5% dos votos. O parlamentar sairia vitorioso em todos os cenários, com folga em relação aos concorrentes.

No cenário mais provável, Rick se destaca com quase metade dos votos, seguido por Tião Bocalom (PL-AC), com 24,1%; Mailza (Progressistas-AC), com 17,6%; e Dr. Thor Dantas (PSB-AC), com 3,5%. O número de eleitores que não sabem ou preferiram não responder soma 3,8%, enquanto os que votariam em branco ou anulariam o voto somam 6,5%.

Em um segundo cenário, a vantagem do senador em relação aos concorrentes seria ainda maior. O parlamentar aparece em primeiro lugar, com 55,4%, na disputa contra Mailza (Progressistas-AC), que tem 24,2% das intenções de voto, enquanto Dr. Thor Dantas (PSB-AC) teria 5,2%.

Neste cenário, os que não sabem ou preferiram não responder somam 6%, enquanto os que votariam em branco ou anulariam o voto somam 9,2%.

De acordo com a Paraná Pesquisas, o levantamento foi realizado entre 19 e 23 de setembro de 2025. Foram ouvidos 1.505 eleitores em 18 municípios. Ainda segundo o instituto, o grau de confiança é de 95%, com margem de erro estimada em, aproximadamente, 2,6 pontos percentuais para os resultados gerais.

VI Tarauacá Rural Show - Veja itinerário da cavalgada que terá saída às 17:00h

Concentração começa às 15:00h


A comissão organizadora divulgou o itinerário da cavalgada. 
Partindo do ramal da Jaburu seu término será no próprio parque de exposição.
Lembrando que a necessária documentação referente à saúde animal deve estar em dia.

24 de set. de 2025

Novo mapa da Latam: cidades menores ganham destaque na estratégia da empresa

A Latam vai definir nos próximos meses quais novas rotas serão atendidas no Brasil


                   Por Bloomberg


A Latam, maior companhia aérea da América Latina, busca aumentar receita em cidades de pequeno e médio portes. A informação é do CEO da emprsa, Roberto Alvo.

A Latam assinou um acordo para comprar até 74 aeronaves da brasileira Embraer na segunda-feira (22), sendo 24 entregas firmes e 50 opções de compra.

O acordo destaca a rapidez com que a Latam se recuperou de sua reestruturação no Chapter 11 em 2020, enquanto seus pares regionais lutam para recuperar estabilidade financeira. A companhia aérea reportou um lucro ajustado recorde no ano passado e, em seguida, elevou o guidance duas vezes no primeiro semestre de 2025. A entrega das aeronaves da Embraer, a partir do segundo semestre de 2026, abrirá caminho para 35 novos destinos, disse Alvo em entrevista.

“Ainda temos uma parcela enorme da população que permanece isolada do ponto de vista aeronáutico”, disse ele. “Mas, como são cidades menores, os fluxos são menores e, para atendê-las, é preciso um avião um pouco menor também.”

A Latam definirá nos próximos meses quais rotas e cidades serão atendidas no Brasil com o primeiro lote de novos aviões.


Concorrência da Azul

A compra de aviões menores pela Latam vai prejudicar a concorrente Azul, de acordo com os analistas Francois Duflot e George Ferguson, da Bloomberg Intelligence. Atualmente, a Azul enfrenta pouca ou nenhuma concorrência em rotas secundárias no Brasil.

Na semana passada, a Azul apresentou um plano de reestruturação a um tribunal de Nova York para eliminar aproximadamente US$ 2 bilhões em dívidas, além de levantar cerca de US$ 950 milhões por oferta de ações.

A Azul, a Gol e Latam dominam o transporte aéreo no Brasil, o maior mercado da América Latina. Fora do Brasil, a Avianca, que também entrou com pedido de recuperação judicial em 2021, está em uma posição ligeiramente melhor.

“Conseguimos acompanhar o crescimento da demanda, que tem sido saudável no pós-pandemia, com uma estrutura e estratégia de custos muito rigorosas, mantendo a eficiência operacional”, disse Roberto Alvo. “A diversificação do nosso portfólio nos permite, no final das contas, decidir como queremos movimentar nossos ativos para obter o melhor retorno.”

Fora do Brasil, a expansão da Latam segue em ritmo mais lento. Embora o presidente da Argentina Javier Milei tenha implementado uma política de céus abertos no final do ano passado, a Latam não considera retomar voos domésticos no país neste momento e se concentra em rotas internacionais, afirmou Alvo.

Além disso, um novo aeroporto na capital do Peru, Lima, oferecerá conectividade internacional extra assim que a obra no local for concluída, acrescentou Alvo.

Apesar da rápida expansão da companhia aérea e da alta das ações neste ano, a dívida da Latam permanece em território especulativo, de acordo com duas das três agências de classificação de crédito. Alvo disse que recuperar a nota de grau de investimento não é um objetivo em si neste momento, mas que a meta é alcançar uma classificação BB+.

“A Latam tem números financeiros mais sólidos do que companhias aéreas com grau de investimento”, disse Alvo. “O problema é que estamos na América Latina. Obviamente, temos o impacto de estarmos em mercados emergentes.”

Atualmente, a empresa não está considerando emissões adicionais de títulos de dívida, apesar da onda de vendas de dívida corporativa chilena recentemente, tanto no mercado interno quanto no exterior. A empresa decidirá em outubro se pagará antecipadamente os títulos com vencimento em 2030.

“Veremos como estarão as condições de mercado no próximo ano e, eventualmente, poderemos tomar a decisão de refinanciar a dívida”, acrescentou.

23 de set. de 2025

STJ proibiu mesmo prefeitos de usarem redes sociais? Onde está a decisão atual?

                          Coluna do Lininho


Nos últimos dias, ganhou espaço em sites e portais de diferentes regiões do país uma mesma manchete: “STJ proíbe prefeitos de usar redes sociais pessoais para divulgar ações públicas”. À primeira vista, o tema é relevante e atual. O uso das redes por gestores públicos de fato levanta debates sobre transparência, ética e comunicação institucional.

O problema está na forma como a notícia foi difundida. Nenhum dos textos apresentados traz o número do processo, a data da decisão, o nome do relator ou sequer o acórdão. Em vez de apuração, o que se viu foi uma onda de reprodução automática: o mesmo texto replicado em série, sem checagem de fonte e sem cuidado editorial.

Mais grave: muitos desses portais, ao replicar a matéria, acrescentaram referências a prefeitos locais, citando nomes e contextos municipais. Uma prática que transforma uma suposta decisão genérica, e até agora não confirmada nos autos do STJ, em arma política contra gestores.

É preciso esclarecer: a decisão do STJ que tratou do tema ocorreu em fevereiro de 2025, no Recurso Especial nº 2.175.480/SP (2023/0257925-7), relatado pelo ministro Teodoro Silva Santos, no caso específico do ex-prefeito de São Paulo João Doria. Na ocasião, a Corte apenas entendeu que havia indícios mínimos para o prosseguimento de uma ação de improbidade administrativa, porque Doria teria usado imagens de campanhas públicas em suas redes pessoais. Não se tratou de uma proibição geral aos prefeitos e nem de uma regra válida para todos os casos.

Portanto, não houve nenhuma decisão nova em setembro de 2025. O que circula agora é a reprodução de uma notícia imprecisa, sem documento, sem processo e sem prova. O resultado não é informação, é eco vazio, que fragiliza a credibilidade da imprensa e alimenta a politização rasa do debate público.