No português culto, quem ainda não atingiu a maioridade é chamado “menor de idade” – ou apenas “menor”, forma abreviada que, a depender do contexto, pode ser suficiente para transmitir a mensagem desejada.
Evidentemente, isso vale para menores de qualquer idade, e os 14 anos mencionados por Edilson servem apenas como exemplo.
“De menor” é uma expressão popular brasileira que deve ser evitada. Tem registro no Houaiss, no Aurélio e até em dicionários portugueses (como brasileirismo), mas quase sempre acompanhada da observação de que é uma expressão informal.
Esse “de menor” não veio do nada. É provavelmente a forma abreviada da expressão “de menor idade”, que tem raízes fundas e bom lastro cultural no idioma: “Fulano é de menor idade”, uma forma alternativa de dizer “Fulano é menor de idade”.
Embora isso ajude a compreender “de menor”, permanece inalterado o fato de que a expressão é identificada pela maioria dos falantes com um uso inculto ou desleixado da língua.
Envie sua dúvida sobre palavra, expressão, dito popular, gramática etc. Às segundas, quartas e quintas-feiras o colunista responde ao leitor na seção Consultório. E-mail: sobrepalavras@todoprosa.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.