22 de mar. de 2015

GOVERNO LIBERA VERBA PARA FAB TER OS SEUS AVIÕES-TANQUE



Pode Aéreo - O site noticioso americano Flightglobal informou nesta sexta-feira (20.03), que o governo brasileiro finalmente liberou a verba necessária à conversão de três jatos civis Boeing 767-300 em aviões-cisterna (também chamados de aviões-tanque ou reabastecedores) para a Força Aérea Brasileira.

A reportagem, assinada por Arie Egozi, correspondente do site em Tel Aviv, lembra que a empresa IAI (Israel Aerospace Industries) foi selecionada para fazer o serviço ainda em 2013, “mas as eleições no Brasil em outubro passado haviam congelado o processo, que se manteve lento mesmo após a formação de um novo governo”.

De acordo com o texto, o reabastecimento em voo (REVO) de aeronaves militares brasileiras, feito, até o início desta década, por quadrimotores Boeing 707 convertidos à função de aviões-tanque, está há mais de um ano dependendo de dois KC-130H (versão do Hercules com kit para REVO).



Pelo menos um dos 767 será transformado em avião-tanque pela companhia Bedek, uma divisão da IAI. O serviço nos outros aparelhos será feito no Brasil, por uma equipe da empresa TAP Manutenção e Engenharia, sob estrita supervisão da IAI.

O trabalho incluirá a instalação de mangueiras especiais nas aeronaves, bem como dos chamados drogue pods, que são naceles com equipamentos transferidores de combustível (mangueira e cesta) que serão fixadas sob as asas.

IMAGENS em caráter meramente ilustrativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.