Ricardo Figueira - Na Ucrânia, os deputados podem, em breve, vir a ser responsabilizados por atos criminais, sem estarem protegidos pela imunidade. O parlamento aprovou a medida, que vai ainda precisar do aval das autoridades judiciais. É uma vitória para o presidente Volodymyr Zelenskiy.
"Se um deputado atropelar alguém, se encobrir certas práticas ou se cometer qualquer outro ato criminoso - tem de ser levado à justiça. O parlamento é um órgão legislativo, não é um abrigo para alguém se proteger da justiça durante cinco anos", disse o chefe de Estado num discurso no hemiciclo.
O projeto foi aprovado com uma forte maioria e apenas três abstenções e 28 não-participações, as dos deputados da plataforma "Pela Vida", uma das forças de oposição a Zelenskiy. Estes deputados consideram a lei injusta, porque prevê o fim da imunidade para os deputados, mas não para o presidente nem para os juízes.
Zelenskiy derrotou o antecessor Petro Poroshenko nas eleições desta primavera com a promessa de lutar contra a corrupção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.