21 de set. de 2020

Primeiros turboélices A-29 Super Tucano filipinos chegam ao seu destino final

Fernando Valduga - Os primeiros quatro de seis novos turboélices de ataque leve Embraer A-29 Super Tucano da Força Aérea Filipina (PAF) chegaram à Base Aérea de Clark, na Ilha de Luzon, nas Filipinas, no sábado, 19 de setembro de 2020.

Os pilotos da fabricante Embraer voaram com a aeronave a partir do aeródromo da empresa em Gavião Peixoto, interior de São Paulo, Brasil, e fizeram paradas para abastecimento em Recife e Fernando de Noronha, ainda no Brasil, e depois nas Ilhas Canárias, Portugal, Malta, Egito, Bangladesh, Emirados Árabes Unidos, Índia, Tailândia e Vietnã antes de pousar nas Filipinas.

“A Embaixada das Filipinas em Brasília prestou assistência na coordenação do voo de translado e outras providências necessárias com a Embraer para garantir a entrega oportuna da aeronave”, disse um comunicado do Departamento de Relações Exteriores da República das Filipinas.

O comunicado acrescentou que uma cerimônia oficial de chegada está sendo organizada para as novas aeronaves.

De acordo com o porta-voz do Departamento de Defesa Nacional das Filipinas, Arsenio Andolong, as duas aeronaves restantes estão atualmente em Nova Delhi, na Índia, e aguardam liberação para partir para as Filipinas. A previsão é de que cheguem na próxima semana.

As novas aeronaves irão reforçar as capacidades de apoio aéreo aproximado da Força Aérea Filipina e complementar, e eventualmente substituir, as aeronaves de ataque norte-americana Rockwell OV-10 “Bronco” restantes usadas pela PAF em missões de ataque. Os novos Super Tucanos estão atribuídos à 15ª Ala de Ataque da PAF.

As Filipinas encomendaram seis aeronaves A-29 Super Tucano da fabricante brasileira de aeronaves Embraer em 2017 no âmbito do Programa Revisado de Modernização das Forças Armadas das Filipinas (AFPMP). O contrato para as seis aeronaves estava avaliado em US$ 102 milhões.

A aeronave A-29B Super Tucano foi projetada para missões de ataque leve, apoio aéreo aproximado (CAS), contra-insurgência (COIN) e reconhecimento aéreo em ambientes de baixa ameaça. Além disso, a aeronave foi projetada para operar em condições de alta temperatura e umidade em terrenos extremamente acidentados, semelhantes ao ambiente operacional das Filipinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.