24 de set. de 2020

Taiwan revela mísseis capazes de atingir China

Os mísseis foram revelados em um vídeo, durante visita da presidente taiwanesa a Base Aérea de Makung
Foto: Yimou Lee / Reuters

Segundo o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS) a Força Aérea taiwanesa posicionou mísseis de cruzeiro ar-terra a uma distância de ataque capaz de atingir a região continental da China.

No dia 22 de setembro, a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, visitou a Base Aérea Makung, um grande complexo militar localizado no arquipélago Penghu, junto ao estreito de Taiwan.

Durante a visita Tsai Ing-wen, saudou diversos pilotos de caças que estão realizando incursões aérea diárias, a fim de interceptar aeronaves chinesas que insistem em voar junto ao seu espaço aéreo.

Os pilotos estão realizando tais ações em seus caças F-CK-1C/D, de fabricação nacional. Agradeço o “desempenho heroico” de vocês em dissuadir diversas aeronaves chinesas que cruzaram a linha central sobre o estreito, falou a presidente.

E um vídeo da visita, a presidente taiwanesa aparece junto de armamentos que estavam próximos ao hangar, incluindo diversos mísseis de cruzeiro Wan Chien, produzidos no país e transportados pelos caças da Força Aérea.

Ao lado dos Wan Chien, estavam os mísseis antinavio AGM-84 Harpoon, que os caças têm utilizado durante as recentes patrulhas.

A China declarou que Taiwan, também chamada de República da China, é uma província rebelde chinesa desde que a República Popular da China foi formada em 1949, quando o Exército Vermelho derrotou as forças republicanas na Guerra Civil chinesa.

As tensões aumentaram drasticamente nos últimos meses entre Taipé e Pequim, e os exercícios chineses ocorreram na semana passada, depois que Pequim expressou discordância pelas visitas de altos funcionários dos EUA a Taipé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.