15 de set. de 2020

Exército Brasileiro recebe mais um lote de viaturas blindadas M577 A2


Os veículos recebidos irão compor, junto com outras já recebidas pelo Exército, a espinha dorsal da Cavalaria Blindada no Sul do País

Anderson Gabino - O Exército Brasileiro (EB) recebeu nesta terça-feira (15), mais um lote de 30 veículos blindados doados pelos Estados Unidos via programa de vendas militares estrangeiras (Foreign Military Sales – FMS).

A operação de recebimento foi coordenada pela empresa Portos do Paraná, em conjunto com representantes do Comando da 5ª Região Militar (5ª RM) e da empresa Marcon Logística Portuária. Os veículos vieram de Galveston, Texas.


A carga chegou no navio Arc Resolve, de bandeira norte-americana, e o desembarque foi iniciado por volta das 9h. “É uma movimentação diferente, planejada pensando no trajeto completo, até o destino final”, explica o diretor de Operações da Portos do Paraná, Luiz Teixeira.

O desembarque foi acompanhado por uma equipe técnica do EB. “A ideia é que os veículos sejam usados como uma viatura Posto de Comando, que é uma instalação utilizada pelo comandante da unidade”, disse o major Luiz Fernando Albino Silva.

Ainda de acordo com o oficial, nesses veículos são desencadeados os comandos para as atividades do grupamento nas mais diversas operações.

Os Veículos Blindados


O modelo M577 A2 possui um motor diesel de 212 HP e é compatível com os mais diversos tipos de materiais optrônicos, inclusive de visão noturna, podedo inclusive opera na água.“Devido à sua versatilidade, pode ser adaptado para outras funções tais como ambulância, central de tiro e comunicações”, destaca o major Silva.
  
Somente no Porto de Paranaguá foram recebidos 96 unidades do mesmo modelo em outubro de 2018, e outros 52 veículos blindados em setembro de 2016.

Os veículos seguirão para o Parque Regional de Manutenção/5 (Pq R Mnt/5) em Curitiba, onde serão desmontado, revisado e modernizado dentro dos padrões do EB. E após serem colocados em operação, irão compor a espinha dorsal da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ª Bda C Bld).

Com informações e fotos da Agência de notícias do Estado do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.