USNI NEWS/Por: HI Sutton - Os traficantes de drogas da América do Sul e Central continuam a criar novas embarcações de contrabando especializadas para transportar narcóticos para os EUA, como evidenciado por um sofisticado submersível elétrico apreendido no início deste mês.
Em 5 de novembro, a Marinha colombiana, com a ajuda da Agência Antidrogas dos Estados Unidos e de agências policiais locais, fez uma incursão em um estaleiro artesanal perto do rio Cucurrupí, na área de Chocó, na Colômbia. Sob um teto improvisado, eles descobriram um submarino narcótico de alta capacidade, anunciou a Marinha colombiana no Twitter.
Estima-se que o submarino tenha custado US $ 1,5 milhão para ser construído, segundo autoridades. Com base nos planos apreendidos pelas autoridades colombianas, caso tivesse partido, teria transportado cerca de seis toneladas métricas de cocaína para o mercado americano, avaliado em cerca de US $ 120 milhões.
Colocando em perspectiva, a maioria dos narco submarinos interditados pela Marinha e pela Guarda Costeira dos EUA transportam cerca de 1,6 toneladas métricas de cocaína, no valor de aproximadamente US $ 30 a 35 milhões. A tendência era para cargas úteis menores por viagem, mas a descoberta do novo submarino aponta para uma reversão de tendência.
En operación conjunta, coordinada e interinstitucion fueron capturados once presuntos integrantes de una organización Narcotraficante. En la operación fue incautado un sumergible con capacidad para transportar hasta seis toneladas de alcaloides.
— Armada de Colombia (@ArmadaColombia) November 5, 2020
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Outra diferença significativa em comparação com outros narco-submarinos é que a embarcação apreendida é totalmente submersível, pelo menos por curtos períodos de tempo. Praticamente todos os narco submarinos interditados no mar foram mais corretamente chamados de navios de baixo perfil (LPVs). Também conhecidos como semissubmersíveis, são embarcações projetadas para funcionar excepcionalmente baixo na água para evitar a detecção. Mas eles não podem submergir totalmente. O casco cilíndrico deste submarino, a escotilha selada e os hidroaviões apontam para algum grau de funcionamento submerso.
Embaixo d'água, ele usa baterias para alimentar dois motores elétricos. Dez toneladas de baterias fornecem uma durabilidade estimada de 12 horas, o que equivaleria a cerca de 32 milhas náuticas se a velocidade submersa fosse de cerca de três nós. Obviamente, mesmo que a velocidade de cruzeiro seja maior, um submersível elétrico como esse não pode fazer toda a viagem sem ajuda. Um anel de reboque no nariz aponta para a resposta: a embarcação é projetada para ser rebocada por uma embarcação maior até perto de seu destino. Em seguida, faria a perna final por conta própria. Uma vez descarregado, ele seria afundado e se juntaria às centenas de narcotraficantes descartados que se espalham pelo fundo do mar.
O projeto é uma reminiscência de outro raro narco submarino elétrico que foi encontrado na mesma área em julho de 2017. Também tinha acionamento elétrico duplo, quatro grandes hidroaviões e um anel de reboque. Isso sugere que o mesmo mestre construtor de barcos estava por trás disso, ou pelo menos algum fio humano comum.
Embora o projeto desta embarcação pareça estar ativo há pelo menos três anos, nenhuma foi interditada no mar. Esta última descoberta da Marinha colombiana é um lembrete de que esses sofisticados transportes de drogas ainda estão sendo construídos, inferindo que gastar mais de US $ 1 milhão vale o esforço para os traficantes. O engenheiro por trás desta última embarcação foi preso durante as batidas, mas não está claro se seu projeto sobreviverá com um novo engenheiro ocupando seu papel.
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