4 de fev. de 2021

AERO INDIA: HAL recebe contrato da Força Aérea Indiana para os jatos LCA Tejas

Fernando Valduga  - A Hindustan Aeronautics (HAL) recebeu um contrato de US$ 6,4 bilhões do governo indiano para fabricar e entregar 83 aeronaves de combate leve Tejas (LCA) para a Força Aérea Indiana (IAF).

Depois de obter a aprovação do governo indiano no mês passado, o contrato foi oficialmente entregue à HAL em 3 de fevereiro – durante o dia de abertura da feira e exposição Aero India, realizada na Estação da Força Aérea de Yelahanka, em Bengaluru. De acordo com os termos do acordo, a empresa produzirá e entregará 73 exemplares do caça Tejas Mk.1A de um único assento, desenvolvido no país, bem como dez aeronaves de treinamento Tejas Mk.1 de dois lugares. O contrato também inclui recursos para o projeto e desenvolvimento de nova infraestrutura relacionada à aquisição da Tejas.

Um B-1B Lancer da USAF realizou um sobrevoo em formação com o LCA Tejas durante o Aero India 2021

Um comunicado de imprensa do Gabinete de Informação de Imprensa do governo indiano (PIB) destacou que todas as 83 aeronaves serão entregues à Força Aérea da Índia até fevereiro de 2029. Acrescentou que as três primeiras aeronaves serão entregues ao braço aéreo em 2024 e que 16 exemplares serão entregues a cada ano subsequente até que o pedido seja concluído.

A concessão do contrato ocorre um dia depois de o Ministro da Defesa da Índia, Shri Rajnath Singh, inaugurar a segunda unidade de produção de Tejas da HAL. Apelidado de ‘Plant II’, ela será usado para apoiar a fabricação e entrega das 83 aeronaves que já foram oficialmente encomendadas para a Força Aérea Indiana, bem como apoiar a produção de qualquer aeronave de exportação potencial.

Este último pedido é o primeiro da iniciativa ‘Compra (Projetado, Desenvolvido e Fabricado pela Índia) do Ministério da Defesa da Índia. O projeto visa adquirir aeronaves de combate com 50% de conteúdo desenvolvido internamente. O ministério prevê que esse percentual chegará progressivamente a 60% até o final do programa Tejas, com aproximadamente 250 dos 344 sistemas instalados na aeronave sendo produzidos de forma autônoma.


O PIB descreve o Tejas Mk.1A LCA como uma “aeronave de caça moderna de última geração de 4+” que será equipada com uma série de “capacidades operacionais críticas”. Alimentada por um único motor turbofan GE Aviation F404 de pós-combustão, a plataforma contará com radar EL/M-2052 de matriz eletrônica ativa (AESA) da Elta Systems, bem como um conjunto de guerra eletrônica. Ele também terá capacidade de reabastecimento ar-ar e poderá ser equipado com mísseis de alcance além do visual (BVR), bem como uma variedade de outras munições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.