Defesa TV - Recentemente pesquisando sobre cães de resgate em atividades de busca e salvamento, encontrei informações sobre a raça de cães Newfoundland (Terranova), que foi apelidada de cão salva-vidas e por um bom motivo.
E conversando com amigos Bombeiros voluntários conheci mais sobre cães salva-vidas, que corajosamente saltam de helicópteros em voo pairado para salvar vidas todos os anos no Mar Mediterrâneo, no Mar Adriático, lagos e represas de diversas regiões da Itália.
São eles os “Lifedogs”, cães de resgate aquáticos especialmente treinados que participam de um vigoroso programa de três anos antes de se formarem. Após a conclusão da graduação, cada cão recebe o status de “Especialista”. A cada ano, a Guarda Costeira italiana consegue salvar cerca de 3.000 pessoas com a ajuda de seus cães salva-vidas TerraNova.
Na Escola Italiana de Salva-vidas Caninos, localizada nos arredores de Roma, 300 graduados em resgate na água estão vivendo (ou nadando) a prova de que o resgate na água não requer a habilidade de usar sunga ou aplicar protetor solar.
A escola de salva-vidas canina treinará qualquer raça para resgate na água, desde que o cão atenda ao requisito mínimo de 66 lbs. No entanto, a natação natural e a habilidade de recuperação de Labradores, Retrievers e Newfoundlands tornam essas raças ideais para o treinamento de resgate na água e são estes os que predominam nas ações aquáticas.
A escola de salva-vidas canina treinará qualquer raça para resgate na água, desde que o cão atenda ao requisito mínimo de 66 lbs. No entanto, a natação natural e a habilidade de recuperação de Labradores, Retrievers e Newfoundlands tornam essas raças ideais para o treinamento de resgate na água.
Os cães salva-vidas trabalham sempre em conjunto com um salva-vidas humano. O salva-vidas não serve apenas como parceiro, mas também como treinador de caninos. Ambos mantêm um vínculo especial, muito parecido com o dos cães policiais e seus parceiros humanos responsáveis pela aplicação da lei, assim como os cães de busca e salvamento em avalanches e desabamentos de edificações.
Esses cães especiais facilitam os salva-vidas em áreas de resgate, onde os humanos podem naturalmente não ter, como a habilidade de saltar facilmente de um helicóptero ou outra plataforma móvel.
Todos os cães salva-vidas geralmente usam um arnês que reboca uma bóia para as vítimas de afogamento agarrarem, ou uma jangada onde eles podem se sentar para serem rebocados com segurança de volta à costa.
A algum tempo, a Guarda Costeira italiana criou uma unidade especial de salva-vidas K9. De barcos velozes e helicópteros efetuando voo pairado, os Newfoundlands são capazes de saltar na água e usar sua tremenda força para puxar uma pessoa com segurança para uma embarcação ou até mesmo para a praia.
E até hoje a Itália é o único país do mundo a empregar cães em salvamentos aquáticos em todo o mundo.
E quem realiza o treinamento desses cães “especialistas” é a Escola Italiana de Cães Salva-Vidas, que foi fundada há mais de 30 anos por Ferruccio Pilenga com o único objetivo de preparar cães e seus treinadores para o resgate na água e é única no mundo.
A escola, se capacitou a oferecer aulas de heli-resgate para cães, também colabora com as equipes nacionais de resgate da Itália, como Força Aérea, Polícia, Defesa Civil, etc., para fornecer educação e treinamento para a interação de cães e tripulantes.
A escola ja treinou mais de 350 cães até agora, e que oferece um curso de treinamento extenuante, ensinando esses cães a um alto desempenho, desenvolvendo sua força e resistência, tanto que um cão sozinho pode puxar um barco cheio de 30 pessoas por entre 300 e 2000 metros!
Com o que começou nos anos 80 apenas com o instrutor Ferruccio e seu Newfoundland, agora se expandiu para uma organização de base com mais de 30 instrutores nacionalmente reconhecidos.
Fotos via Italian School of Water Rescue Dogs.
Com informações woofwoof.tv e fotos da Italian School of Water Rescue Dogs via redação Orbis Defense Europe.
Link para a Italian School of Water Rescue Dogs: http://www.canisalvataggio.it/waterrescuedogs/index.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.