8 de fev. de 2021

Hyundai pretende construir “o primeiro” aeroporto eVTOL do mundo este ano

O local será em Coventry, na Inglaterra

Fernando Valduga - A Hyundai leva a sério sua divisão de táxi aéreo eVTOL e fez parceria com o governo do Reino Unido, a Câmara Municipal de Coventry e o Porto Urbano (UAP) para abrir um eVTOL dedicado e instalação de lançamento de drones – o “menor aeroporto do mundo”, na Inglaterra, no final deste ano.

O ano de 2021 ainda projeta um número de táxis aéreos eVTOL comercialmente operacionais de zero. Provavelmente estamos o primeiro uso comercial de um eVTOL deve ocorrer entre 2024-25, no mínimo, quando os primeiros programas piloto provisórios iniciem os serviços e comecem a transportar passageiros. A própria Hyundai está estimando mais para 2028.

Então, enquanto todos nós esperamos que os eVTOLs entrem em ação, esta plataforma, repleta de um conjunto de arquibancadas, passará a maior parte de seu tempo suavemente depreciando na famosa chuva inglesa, interrompida por demonstrações de tecnologia ocasionais por empresas de drones de carga como Malloy Aeronautics , que se comprometeu a fazer alguns voos públicos a partir do local.

A infraestrutura em questão será construída pela UAP em uma estreita faixa de terreno logo acima da rodovia A444 da Ricoh Arena e da estação de metrô Coventry Arena. É descrito como uma peça “pop-up” de arquitetura modular que pode ser levantada e deslocada conforme necessário. A plataforma de pouso retrátil em si tem 40 metros de diâmetro, maior do que os maiores helipontos H3, portanto, certamente pode acomodar helicópteros, se necessário. Por outro lado, a UAP diz que “a pegada física de um Urban Air Port® é 60% menor do que um heliporto tradicional”.

Sob as tampas cônicas que irradiam da zona de pouso, ele será equipado com recursos de carregamento, embora exatamente o que ele tem nesse departamento ainda não tenha sido especificado. Certamente, o carregamento eVTOL terá que ser incrivelmente rápido e poderoso, uma vez que essas coisas estão voando em missões de passageiros em massa, mas dado que isso está tão distante, pode muito bem ter apenas plugues de parede padrão para começar.

O local deve incluir salas de passageiros com cafés e bares, e o que parecem ser vagas de manutenção e estacionamento para a aeronave entre as missões. Pode haver carregamento de carga e facilidades de logística. Na instalação de Coventry, também haverá uma passagem subterrânea construída para ligar o tráfego de pedestres e veículos ao outro lado da rodovia, bem como arranjos para chegadas e saídas dos táxis aéreos, embora a UAP diga que planeja instalar este local também nos topos de arranha-céus.

Se essa plataforma de pouso tiver 40 metros de largura, então toda a estrutura terá algo em torno do dobro disso. Será complicado encontrar um arranha-céu com um círculo claro de 80 metros de diâmetro no topo, grande o suficiente para colocar uma dessas coisas.

O fundador e presidente executivo da UAP, Ricky Sandhu, faz questão de evitar o termo “vertiport” ao se referir a estações eVTOL, alegando que não entende o que isso significa. “É chamado de Porto Aéreo Urbano (Urban Air Port) porque não gostamos muito do termo ‘vertiport’. Não entendemos bem o que isso significava. Com todos os diferentes tipos de veículos, pensamos que essa infraestrutura é na verdade um mini aeroporto … É um aeroporto. As pessoas têm que embarcar e desembarcar. Você tem que processar os passageiros. Você tem que pousar aeronaves. Você tem que mantê-los, carregá-los. Achamos que Porto Aéreo Urbano é um termo melhor.

Portanto, parece que a UAP deseja forçar esse novo modo de transporte através de um local próprio, tirando toda vantagem das pessoas usarem o serviço de qualquer local que queiram. Qual a diferença de usar um aeroporto normal?

E, de fato, por que precisamos de uma estrutura sofisticada como essa? Drones de carga e eVTOLs podem decolar e pousar em mais ou menos qualquer pedaço de solo plano. Usar os drones na maneira proposta pela UAP pode impedir as pessoas de correrem por baixo deles quando estiverem chegando à terra, mas o mesmo aconteceria com uma cerca ou instinto básico de sobrevivência. Levantar e abaixar aquela plataforma de pouso toda vez que um pássaro sair ou pousar parecerá legal, mas é necessário?

Embora o projeto chegue em um momento completamente confuso do projeto, de qualquer forma, a Hyundai e a UAP falaram num investimento de £ 1,2 milhão (US$ 1,64 milhão) do programa Future Flight Challenge do governo do Reino Unido e está programado para abrir suas portas ainda este ano.

A UAP afirma que seu design é simples e modular o suficiente para ser implantado em partes remotas da África, onde pode democratizar o transporte rápido e conveniente. A empresa vai tão longe a ponto de mostrar um vídeo renderizado de uma dessas cúpulas elegantes sendo erguida no meio de uma vasta planície em Ruanda e se tornando o coração pulsante de um próspero centro de transporte que “espalha o patrimônio social”, conecta e eleva os africanos do Saara como nunca visto antes.

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