27 de fev. de 2021

Agência Espacial Brasileira faz transmissão ao vivo do lançamento do satélite Amazonia 1

Live está prevista para começar às 23h50 de hoje (27)

O satélite Amazonia 1 será lançado em órbita no próximo domingo (28), à 1h54 pelo horário de Brasília, a partir do Centro Espacial Satish Dhawan, na Índia. O público poderá assistir ao vivo à transmissão nas redes sociais da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Integrando a comitiva do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes, o presidente da AEB, Carlos Moura, está na Índia para acompanhar o lançamento.

A transmissão terá início às 23h50 do sábado (27), pelo endereço: https://www.youtube.com/aeboficial.

Além de especialistas da AEB, participam representantes do MCTI e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O Amazonia 1 será o terceiro satélite brasileiro de sensoriamento remoto em operação, junto com o CBERS 4 e CBERS 4A. O equipamento visa fornecer imagens para o monitoramento da Terra. Os dados gerados também serão úteis para atender o monitoramento da região costeira, reservatórios de água, desastres ambientais e estarão à disposição da comunidade científica, órgãos de governo e quaisquer interessados.

Sobre o Amazonia 1

Com seis quilômetros de fios e 14 mil conexões elétricas, o Amazonia 1 é um satélite de órbita Sol síncrona (polar), que irá gerar imagens do planeta a cada 5 dias. Para isso, possui um imageador óptico de visada larga (câmera com 3 bandas de frequências no espectro visível VIS e 1 banda próxima do infravermelho Near Infrared ou NIR) capaz de observar uma faixa de aproximadamente 850 km com 64 metros de resolução.

Sua órbita foi projetada para proporcionar uma alta taxa de revisita (5 dias), tendo, com isso, capacidade de disponibilizar uma significativa quantidade de dados de um mesmo ponto do planeta. Sob demanda, o Amazonia 1 poderá fornecer dados de um ponto específico em dois dias. Essa característica é extremamente valiosa em aplicações de observação da Terra, pois aumenta a probabilidade de captura de imagens úteis diante da cobertura de nuvens na região.

Os satélites da série Amazonia serão formados por dois módulos independentes: um Módulo de Serviço, que é a Plataforma Multimissão (PMM); e um Módulo de Carga Útil, que abriga câmeras imageadoras e equipamentos de gravação e transmissão de dados de imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.