25 de fev. de 2021

Cerimônia na Itália celebra 76 anos da vitória brasileira em monte Castello

Crédito: AdiEx Itália

Gaggio Montano (Itália) – No dia 21 de fevereiro, no município italiano de Gaggio Montano, foram realizadas diversas cerimônias em homenagem aos “pracinhas” da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que conquistaram o até então inexpugnável baluarte defensivo nazifascista de Monte Castello. Atendendo todas as medidas de segurança estabelecidas pela emergência sanitária vigente no país, italianos e brasileiros reverenciaram a participação da FEB na Campanha da Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

A primeira parte da cerimônia, desenvolvida no Monumento Votivo Militar Brasileiro de Monte Castello, localizado no distrito de Guanella, no sopé da elevação, contou com a presença do Adido do Exército junto à Embaixada do Brasil na Itália, Coronel André Luiz dos Santos Franco; da Prefeita de Gaggio Montano, Maria Elisabetta Tanari; e de autoridades civis e militares. Naquela oportunidade, houve o hasteamento dos pavilhões do Brasil e da Itália, foram entoados os hinos dos países irmãos e também depositadas coroas de flores no monumento de Monte Castello, recordando os 76 anos da conquista.

O Adido do Exército também realizou a imposição da Medalha Tributo à FEB no estandarte do município de Gaggio Montano. Instituída pelo Comandante do Exército em 13 de fevereiro de 2020, a medalha destina-se a distinguir civis e militares, nacionais ou estrangeiros, bem como organizações militares (OM) e instituições civis, nacionais ou estrangeiras, que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol da preservação e difusão da memória histórica da FEB na Segunda Guerra Mundial.

A segunda atividade ocorreu junto ao monumento em homenagem aos 17 heróis de Abetaia. No local onde os militares brasileiros tombaram durante o quarto ataque a Monte Castello, o AdiEx e a prefeita de Gaggio Montano depositaram flores em memória aos “pracinhas” que sacrificaram a própria vida em defesa da liberdade e da democracia no mundo.

Nas suas palavras, o AdiEx destacou que as operações na região de Monte Castello foram desencadeadas na fase final da Segunda Guerra Mundial entre as tropas aliadas e as forças nazifascistas, que tentavam conter o seu avanço no norte da Itália. A efetiva ação da FEB na conquista marcou definitivamente a história dos “pracinhas” no conflito.

Monte Castello

A batalha durou três meses, de 24 de novembro de 1944 a 21 de fevereiro de 1945, durante os quais se efetuaram cinco ataques, com grande número de baixas devido a vários fatores, entre os quais as temperaturas extremamente baixas. Os quatro primeiros ataques, em 1944, não tiveram êxito, o que aconteceu apenas na quinta tentativa.

Fonte: AdiEx Itália

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.