28 de fev. de 2021

OTAN inicia exercício ASW com submarinos da Grécia, Itália, Turquia e EUA

U-212 alemão

Luiz Padilha /CATANIA, Itália – O exercício Dynamic Manta (DYMA21) da OTAN, começou na segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021, na costa da Sicília. Navios, submarinos, bem como aeronaves e pessoal de oito nações aliadas estão convergindo no Mar Mediterrâneo Central para a guerra anti-submarina (ASW) e treinamento de guerra anti-superfície.

“A força das forças militares da OTAN reside em nossas estruturas de comando, controle e comunicação, que podem ser melhor praticadas durante exercícios ao vivo como Dynamic Manta 2021. Desenvolver e manter forças altamente treinadas e preparadas que se integram perfeitamente é a base de nossa dissuasão coletiva e defesa. Este exercício ao vivo também irá demonstrar que o COVID-19 não mudou a resiliência e preparação da OTAN. Agradeço o excelente apoio da Marinha italiana e das nações que contribuíram para ajudar coletivamente a alcançar este objetivo”, disse o vice-almirante Keith Blount, comandante do Comando Marítimo Aliado da OTAN.

Submarinos da Grécia, Itália, Turquia e Estados Unidos sob o Comando de Submarinos da OTAN juntam-se aos navios de superfície da França, Grécia, Itália, Espanha e Turquia.

Este ano, o grupo de ataque de porta-aviões francês Charles De Gaulle também se juntará à formação junto com cinco unidades de superfície da França, Bélgica, Grécia e Estados Unidos.

Como nação anfitriã, a Itália oferece apoio no porto de Catânia, a base de helicópteros navais em Catânia, a estação aérea naval em Sigonella, bem como apoio logístico (operações de reabastecimento, assistência médica e acomodação de pessoal) da base naval de Augusta.

Submarino U-212 italiano

Desenvolver e manter forças altamente treinadas e preparadas que são perfeitamente integradas é a base de nossa dissuasão e defesa coletiva.

Para apoiar o ambiente de ameaças múltiplas simulado, aeronaves de patrulha marítima da França, Alemanha, Grécia, Itália e Estados Unidos estão apoiando o exercício.

O objetivo do Dynamic Manta é fornecer a todos os participantes um treinamento de guerra complexo e desafiador para aumentar sua interoperabilidade e proficiência em habilidades de guerra anti-submarino e anti-superfície, com o devido respeito pela segurança.

Submarino grego U-214 Papanikolis

Cada navio de superfície terá a oportunidade de conduzir uma variedade de operações de guerra submarina. Os submarinos se revezarão na caça, coordenando seus esforços com os participantes do ar e da superfície.

“O exercício anual de guerra anti-submarino Dynamic Manta da OTAN continua a ser um dos exercícios mais desafiadores e uma excelente oportunidade para as forças navais das nações da OTAN praticarem, avaliarem e aperfeiçoarem as suas capacidades anti-submarino num ambiente exigente. Com uma postura de ameaça em constante evolução, este exercício é uma oportunidade para aprimorar as habilidades de combate de nossas forças navais em todas as três dimensões da guerra anti-submarina em um ambiente multinacional e de múltiplas ameaças”, disse o Contra-Almirante E. Andrew Burcher, da OTAN Comandante de submarino.

Submarino IKL da Turquia

“Dynamic Manta é um dos dois principais exercícios de guerra anti-submarino realizados todos os anos pelo Comando Marítimo da OTAN. O SNMG2, como Força Permanente da OTAN, normalmente participa nestes tipos de exercícios, focado não apenas no treinamento e na manutenção da alta disponibilidade de das Forças, mas também na melhoria da coesão e interoperabilidade entre as nações que contribuem com forças, evidenciando a presença da OTAN e assegurando aos Aliados o compromisso marítimo de defesa colectiva”, afirmou o Contra-almirante Manuel Aguirre Alderguia, Comandante do SNMG2.

Participam oito aliados da OTAN: Bélgica, França, Alemanha, Grécia, Itália, Espanha, Turquia e Estados Unidos; com cinco navios de superfície (FRA, GRC, ITA, SPA, TUR); cinco submarinos (GRC, ITA, TUR, EUA); cinco aeronaves de patrulha marítima (FRA, GER, GRE, ITA, EUA); e um porta-aviões da França e seus navios de apoio da FRA, BEL, GRE e EUA.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: El Snorkel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.