A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Polícia Federal (PF) interceptaram e apreenderam nesta quinta-feira (08) uma aeronave bimotor, modelo B-58 Baron, por volta das 13h05. A aeronave estava carregada com 579 kg de cocaína, na região de Porto Velho durante ação conduzida.
As ações envolveram duas aeronaves A-29 Super Tucano da FAB, além de todo o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA). As investigações da PF apontaram para a realização do transporte clandestino da droga, o que viabilizou a atuação da FAB para interceptação da aeronave, através da utilização de caças com base na chamada Lei do Abate.
O piloto tentou escapar pousando em uma área de pasto, mas os agentes da PF conseguiram realizar a abordagem em solo e prender o suspeito. A ação integrou parte de estratégia institucional de integração entre a PF e a FAB, além das polícias estaduais, que tem alcançado resultados expressivos para o enfrentamento do tráfico de drogas transnacional e proteção das fronteiras nacionais.
A FAB atuou por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), com apoio do Núcleo de Operações Aéreas da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Rondônia (NOA) e do Grupo Especial de Fronteira da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Mato Grosso (GEFRON).
O Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, classificou a operação como de extremo sucesso. “Nesse tipo de missão nós percebemos a importância do trabalho conjunto da FAB com a Polícia Federal e demais órgãos de segurança. Ressaltando o comprometimento dos militares da FAB, que estão 100% envolvidos e dedicados a garantir uma navegação aérea segura. Contamos com uma estrutura e com profissionais que estão disponíveis 24h para executar esse tipo de missão”, destacou.
Segundo dados da PF, 12 aeronaves foram apreendidas ano passado enquanto transportavam drogas, o que representa número 70% maior que no ano anterior. Em 2021, a PF já apreendeu três aeronaves, nas mesmas circunstâncias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.