26 de abr. de 2021

Submarino indonésio é encontrado a 840 metros partido em três partes

Guilherme Wiltgen - As Forças Armadas da Indonésia anunciaram a descoberta dos destroços do submarino de ataque KRI Nanggala (402) e que todos os 53 tripulantes a bordo morreram.

Em uma coletiva de imprensa realizada (domingo) em Bali, o chefe das Forças Armadas da Indonésia, Marechal do Ar Hadi Tjahjanto, afirmou que o navio de pesquisa KRI Rigel (933) realizou uma varredura da área usando seu sonar multifeixe e nas imagens subaquáticas produzidas por um veículo operado remotamente (ROV) do navio de resgate submarino de Singapura MV Swift Rescue, que foi enviado para realizar um exame visual.

Tjahjanto afirmou que as imagens vistas mostraram peças e destroços do submarino, como o leme vertical traseiro, partes do casco, a vela e trajes de fuga Mk 11.

As imagens eram evidências claras de que o submarino havia afundado e todo o pessoal a bordo morreu.

Também presente na conferência de imprensa estava o Chefe da Marinha da Indonésia, Almirante Yudo Margono, que afirmou que o submarino se partiu em três partes e estava a uma profundidade de 2750 pés (aproximadamente 840 metros).

Margano também afirmou que o submarino estava dentro de sua capacidade de pessoal, que normalmente é de 50 pessoas mais sete comandos, totalizando 57, portanto, os 53 homens a bordo estavam dentro da sua capacidade máxima.

Ele também afirmou que o submarino não apresentou problemas desde que voltou de sua reforma em 2012 na Coreia do Sul e que a Marinha não teria selecionado o submarino para o exercício de lançamento de torpedo se tivesse algum problema de confiabilidade conhecido.

Tjahjanto afirmou que a liderança indonésia coordenará com o International Submarine Escape and Rescue Liaison Office (ISMERLO), quanto aos próximos passos a serem dados, acrescentando que isso seria necessário, uma vez que a recuperação do submarino vai exigir cooperação internacional.

Entre os navios estrangeiros em cena estão a fragata da Real Marinha Australiana HMAS Ballarat (FFH 155) e o navio de resgate submarino de Singapura MV Swift Rescue. Um P-8 Poseidon da Marinha dos EUA está em Bali para ajudar nas operações de busca, tendo chegado na noite de sexta-feira.


FONTE: USNI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.