23 de abr. de 2021

Ponto Nemo: o lugar mais inacessível da Terra

Ponto Nemo está localizado no Pacífico Sul e sua distância do continente é tanta que, muitas vezes, os humanos mais próximos são os astronautas da Estação Espacial Internacional. É o ponto escolhido como "cemitério" de lixo espacial

Neste local inóspito do Pacífico Sul a atividade biológica é quase nula

Christian Garavaglia

Tiago Robles

tempo.com - Mesmo com os grandes avanços da tecnologia contemporânea, existem lugares em nosso planeta que ainda são muito inacessíveis. Há algum tempo, na Meteored Brasil, foi falado sobre o novo recorde de profundidade alcançado por um submarino russo não-tripulado na Fossa das Marianas, a área mais profunda dos oceanos da Terra, com mais de 11 mil metros.

Hoje vamos falar sobre Ponto Nemo, o lugar mais inacessível e mais distante do continente em nosso planeta.

[A distância do continente até este ponto é tal que os astronautas às vezes estão mais próximos do que outros humanos. Este "pólo oceânico de inacessibilidade" é o local mais remoto do mapa, o local mais virgem do planeta e o ponto menos visitado do globo na ordem dos espaços ao nível do mar.]

Embora "Nemo" signifique "ninguém" em latim, obedece ao nome do prestigioso anti-herói marinho do escritor Julio Verne.

Onde está localizado?

Está localizado no Pacífico Sul, entre a ilha Ducie, uma das Ilhas Pitcairn, a ilha Maher da Antártica e a ilhota Motu Nui da Ilha de Páscoa - o extremo oeste do Chile. É o coração de um raio de 1.600 quilômetros equidistantes das costas das três ilhas.

A parte habitada mais próxima se encontra a 2.700 quilômetros do Point Nemo

Foi Hrvoje Lukatela — um engenheiro croata-canadense — que em 1992 descobriu este lugar com um programa de geolocalização. De acordo com Lukatela, “a localização dos três pontos equiláteros é especialmente única. Não há outros três pontos sobre a superfície da Terra que poderiam substituí-los“.

A área terrestre habitada mais próxima fica a 2.700 quilômetros do Point Nemo. Este é um ponto inóspito, no qual a atividade biológica é quase nula. Por estar tão longe do continente, a trajetória dos ventos não consegue "empurrar" nenhum tipo de matéria viva para lá.

Cemitério de lixo espacial

A Estação Espacial Internacional orbita a Terra, no máximo, a uns 416 quilômetros de altitude; as pessoas a bordo da Estação estão mais próximas do Ponto Nemo do que os próprios habitantes do planeta. Para as agências espaciais, o Ponto Nemo é conhecido oficialmente como a "área desabitada do Pacífico Sul".

Devido à sua característica de área inexplorada e inóspita, tornou-se em um "cemitério" onde despejam objetos de lixo espacial. Satélites, pedaços da estação espacial Mir que caíram na Terra em 2011 e outros artefatos projetados para serem usados fora da Terra, acabam lá quando não são mais úteis ou quando são descartados pela ciência. Assim como nos naufrágios, os restos mortais são colonizados pelos pouquíssimos organismos que resistem nesta área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.