27 de abr. de 2021

Tarauacá que Encanta

Hoje 24/04 nossa cidade completa 108 anos, ainda teremos muito o que comemorar nos mais diversos setores, seja na saúde, na educação, saneamento e infraestrutura, mais uma coisa é inconteste, Tarauacá encanta.

O nome é de origem indígena e significa Rio dos paus ou das tronqueiras.

O dicionário Aurélio da língua portuguesa define Encantar como : sentir - atraído por; irresistível admiração; causar satisfação; agradar profundamente.

Nossa cidade encanta pelas belezas de nossas praias, pela imponência de nossos rios e igarapés;

Encanta pelo nosso abacaxi gigante, somente aqui encontrando, pelos nossos churrasquinhos, famosos espetos de gato, pelos nossos bingos, para ajudar os mais necessitados, encanta até pelo famoso quibezinho de arroz.

Tarauacá encanta pelos nossos festivais, da canção, de praia, do abacaxi, dos evangélicos, estudantis, toca Raul, encanta pelos seus personagens, as famosas "lendas", do rádio, dos pescadores, das nossas polícias, dos nossos sindicatos, de nossa educação, da nossa medicina, do esporte, enfim, da nossa política, alguns partiram pra eternidade e nos deixaram saudades eternas, outros ainda se encontram em nosso meio nos alegrando.

Mais encanta principalmente, pelo nosso povo, são poetas, professores, agricultores, policiais, médicos, povos indígenas, advogados, desportistas, alunos, comerciantes, empreendedores, donas de casa, um emaranhado de profissionais que fazem de nossa cidade uma cidade hospitaleira e um povo gentil.

Cidade que acolhe de braços abertos, o povo acolhe, cuida e trata com carinho, todos aqueles que a procura, aqueles que fazem dela opção pra morar, pra investir, pra constituir família.

Povo que não perde a esperança de dias melhores pra sua gente, povo que não se acovarda mesmo diante das dificuldades, povo que luta pelos seus ideais, enfim um povo onde todo mundo é técnico de futebol, prefeito, vereador, juiz, delegado, professor, onde onde todo mundo conhece de tudo, povo de conversa bonita e aprumada o que faz de nossa cidade, a mais politizada de nosso estado.

Para finalizar, gostaria de citar o refrão da canção Rio das tronqueiras de meus nobres amigos, professores e compositores, Jânio Melo e Rogério Craveiro, que também encantam que diz "...Tarauacá Rio das tronqueiras, que banha a cidade tão linda e corre pro mar, teu leito emana na Amazônia, encantos do Juruá..."

Parabéns Tarauacaenses, parabéns Tarauacá, és realmente uma cidade encantadora.

Heriberto Amorim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.