13 de abr. de 2021

Jatos FA-50, Tejas e JF-17 competem na Malásia

De cima para baixo: FA-50, Tejas e JF-17

Fernando Valduga  - O FA-50 sul-coreano, o JF-17 projetado em conjunto pelos chineses e paquistaneses e o Tejas da Índia estão competindo para o programa de aeronaves de combate leve (LCA) da Força Aérea da Malásia.

Através desta competição, Kuala Lumpur pretende adquirir 18 jatos para substituir sua frota de jatos MiG-29 obsoletos, de acordo com fontes do jornal Korea Times.

KAI FA-50

“O LCA está atraindo o interesse de um grupo diversificado de jatos multifuncionais leves, incluindo o FA-50, JF-17 e Tejas”, disse a fonte.

Os sul-coreanos teriam dito também que acreditam que o JF-17 Thunder sino-paquistanês seria o favorito, já que “possui melhores armas de médio alcance, o que é um requisito para a Força Aérea da Malásia”. Deve-se notar que as armas de médio alcance para o Thunder no serviço do Paquistão são principalmente feitas na China.

HAL Tejas. (Foto: Getty Images)

Este é um desenvolvimento interessante porque o jornal sul-coreano e suas fontes – provavelmente coreanas também – nem mesmo consideraram o CAATSA como um obstáculo para a seleção do Thunder.

É interessante notar também que o Paquistão se tornou um mercado importante para uma fabricante de automóveis da Malásia.

JF-17 Thunder

Inicialmente, o Rafale da França, o multinacional Eurofighter e o F/A-18 Super Hornet dos Estados Unidos foram propostos para o programa da Malásia, mas o projeto foi reduzido para a compra de aeronaves leves de ataque devido a questões orçamentárias, no qual o M-346 Master da Itália e o Y-130 da Rússia também participaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.