Diego Alves - Uma das principais atrações do Show Aéreo Kaivopuisto, em Helsinque, foi a primeira exibição de voo do Gripen E, e foi o piloto da Saab, André “Bulan” Brännström a comandar o “show”. Confira o depoimento completo do piloto da Saab.
“Foi ótimo!” Diz André. “Voei a sequência dezesseis vezes para treinar para a demo e esta 17ª vez foi a melhor! Como piloto, você nunca espera que a “demo” seja perfeita, mas, quando eu toquei no solo, estava na verdade, eufórico. Quando você está se preparando para um voo de demonstração, seu corpo está cheio de adrenalina, então depois foi ótimo dizer: eu consegui. ”
As maiores capacidades do Gripen E não costumam ser vistas em um show aéreo,
como a capacidade de operar em um ambiente extremamente complexo
André voou como piloto de demonstração da Saab por seis temporadas e voou em muitos ambientes diferentes. Em Helsinque, ele sobrevoou a área portuária de Kaivopuisto, com infraestrutura que deve ser levada em consideração. Sempre há restrições especiais ao voar perto de uma cidade grande e sempre há uma equipe que planeja e conduz um show aéreo.
“Embora eu seja o responsável pelos controles, este é realmente um esforço de equipe”, diz André. “Éramos cerca de dez de nós e um Gripen E que viajou para a Finlândia para realizar o voo de demonstração. Responsabilidade igual por suas áreas, e quando as coisas vão bem você fica muito feliz que toda a equipe teve um bom desempenho. ”
O primeiro voo de demonstração com o Gripen E foi realizado com bons resultados segundo a empresa sueca
Como piloto de demonstração, é importante desenvolver sequências de voo que demonstrem o desempenho da aeronave. André costuma praticar suas sequências de voo de demonstração sobre o Saab algumas vezes por mês, bem como junto com os pilotos de demonstração da Força Aérea Sueca durante alguns dias de ‘treinamento’ a cada ano. Isso é feito para aprimorar os detalhes e se preparar totalmente para a próxima temporada. A Força Aérea Sueca e a Saab têm motivos diferentes para realizar voos de demonstração. O objetivo da Saab é mostrar o desempenho do Gripen, enquanto a Força Aérea Sueca quer realizar shows aéreos para gerar interesse da população na Força Aérea e em suas várias profissões. Na Força Aérea Sueca, a temporada vai até o verão, enquanto André tem o privilégio de treinar o ano todo.
Em conjunto com o Kaivopuisto Airshow na Finlândia, a primeira demonstração oficial de voo do Gripen E foi realizada pelo piloto de testes André “Bulan” Brännström
“Mas este foi o primeiro com o Gripen E, e parece uma aeronave maior e mais forte”, diz André. “Tem maior manobrabilidade e aceleração e, acima de tudo, o empuxo é muito melhor no Gripen E. Temos 10 toneladas de impulso, o que produz um chute “no traseiro”. Podemos manobrar como não éramos capazes antes. Será muito bom continuar demonstrando o Gripen E em shows aéreos no futuro. Não temos nenhuma demonstração nova programada, embora eu raramente o faça, já que eles são planejados quando surge a necessidade. Se será ou não o Gripen E depende muito do acesso a aeronaves com a configuração adequada. ”
O primeiro voo de demonstração com o Gripen E foi realizado com bons resultados. A Saab está se preparando para um outono agitado, envolvendo trabalho para concluir os testes e as entregas. Espera-se que a decisão relativa às aquisições da Finlândia seja feita no final do ano. Algumas palavras finais de André:
“Temos uma plataforma realmente excelente para mostrar, mas gostaria de salientar que as maiores capacidades do Gripen E não costumam ser vistas em um show aéreo, como a capacidade do Gripen E de operar em um ambiente complexo, uma estrutura evolucionária dos aviônicos, seu maior alcance e sua considerável capacidade de carga”.
Neste outono, a Finlândia estará se aproximando de sua decisão sobre o programa HX. Como parte da campanha na Finlândia, a Saab participou do Kaivopuisto Airshow, um dos maiores shows aéreos do mundo este ano, com quase 80.000 espectadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.