Com o aumento da demanda pelo transporte ferroviário, mais do que apenas comprar novos vagões e novas locomotivas, é necessário eliminar gargalos criar condições para que os trens circulem com maior velocidade e menos paradas.
Assim sendo, a Malha Paulista, principalmente no trecho entre Campinas e Araraquara, está em processo de duplicação e todo esse trecho deve contar com vias duplas num curto prazo, eliminando a maioria das paradas para cruzamentos que diminuem drasticamente a velocidade média dos trens.
Enquanto as obras avançam, novos pátios estão sendo criados, e outros já existentes estão sendo ampliados afim permitir parada de trens com mais de 120 vagões e cerca de 2km de comprimento, que em breve devem se tornar padrão na Rumo, sendo cerca de 50% maiores que o padrão atual com cerca de 80 vagões.
Dessa forma quando a Ferrovia Norte-Sul estiver em operação plena e os trens provenientes dela se somarem ao já grande movimento da Malha Paulista, certamente não os veremos por horas parados em um pátio, aguardando cruzamento com outro que circula em sentido contrário.
No vídeo, vemo o belo Double Stack atravessando o novo pátio de Santa Gertrudes-SP (ZSQ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.