Fernando Valduga - A Coreia do Sul e os Estados Unidos deram início a um exercício aéreo anual combinado na segunda-feira, disse uma fonte militar, de maneira discreta, aparentemente para apoiar a diplomacia em curso para retomar o diálogo com a Coreia do Norte.
Para o exercício de cinco dias, os aliados mobilizaram cerca de 100 meios aéreos cada, incluindo jatos F-15K e KF-16 da Coreia do Sul e F-16s dos EUA, disse a fonte sob condição de anonimato, observando que não há recursos militares foram implantados do continente dos EUA neste momento.
Os aliados têm realizado regularmente o exercício aéreo de uma maneira reduzida e discreta, desde que suspenderam o exercício Vigilant Ace em grande escala para apoiar os esforços de paz na Península Coreana.
A Força Aérea sul-coreana recusou-se publicamente a elaborar as manobras, apenas dizendo que os exercícios aliados são realizados de “maneira equilibrada” de acordo com o plano anual.
“Não podemos comentar sobre o exercício, pois não é divulgado à mídia”, disse um oficial da Força Aérea da República da Coreia (RoKAF).
A Coreia do Norte há muito tempo denuncia os exercícios militares dos aliados como um ensaio de guerra para uma invasão e os usa como desculpa para provocações.
O regime recluso recentemente pediu aos aliados que abandonassem os “padrões duplos”, criticando Seul e Washington por definirem suas atividades com mísseis como “provocações”, enquanto racionalizavam as suas próprias como meio de dissuasão.
Fonte: Yonhap News
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.