Um foguete Soyuz com uma carga secreta decolou do cosmódromo de Plesetsk, no norte da Rússia, na madrugada da quinta-feira, disse o Ministério da Defesa.
Às 0109 GMT, foi lançado um foguete que colocou “um aparelho espacial em órbita no interesse do Ministério da Defesa”, disse o ministério em um comunicado divulgado pela agência de notícias Interfax.
Não forneceu mais detalhes.
De acordo com o site Spaceflightnow, que cobre lançamentos espaciais, o lançamento poderia ser a entrega de um satélite Tundra.
A Rússia já havia lançado satélites Tundra em 2015, 2017 e 2019, de acordo com a Interfax.
O site especializado Russian Space Web disse que o rastro do lançamento de quinta-feira “coincide com as missões anteriores”, entregando satélites para o sistema de alerta de mísseis da Rússia chamado Kupol ou Cúpula.
Inaugurado em 2019, o Kupol foi projetado para detectar lançamentos de mísseis balísticos e rastreá-los até o local de queda, embora sua configuração exata seja desconhecida.
Em 2018, os EUA, que suspeitam que a Rússia esteja tentando desenvolver armas espaciais, disseram estar alarmados com o “comportamento muito anormal” de um satélite russo. Moscou rejeitou o que chamou de “alegações infundadas”.
A Rússia enfrentou recentemente uma reação internacional depois que seus militares destruíram um satélite, criando uma nuvem de detritos espaciais que forçou a tripulação da Estação Espacial Internacional a se abrigar.
FONTE: Phys.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.