29 de nov. de 2021

Rússia lança satélite militar secreto


No dia 25 de novembro, a Rússia colocou em órbita com sucesso um satélite militar que se acredita fazer parte do sistema de alerta antecipado antimísseis do Kremlin.

Um foguete Soyuz com uma carga secreta decolou do cosmódromo de Plesetsk, no norte da Rússia, na madrugada da quinta-feira, disse o Ministério da Defesa.

Às 0109 GMT, foi lançado um foguete que colocou “um aparelho espacial em órbita no interesse do Ministério da Defesa”, disse o ministério em um comunicado divulgado pela agência de notícias Interfax.

Não forneceu mais detalhes.

De acordo com o site Spaceflightnow, que cobre lançamentos espaciais, o lançamento poderia ser a entrega de um satélite Tundra.

A Rússia já havia lançado satélites Tundra em 2015, 2017 e 2019, de acordo com a Interfax.

O site especializado Russian Space Web disse que o rastro do lançamento de quinta-feira “coincide com as missões anteriores”, entregando satélites para o sistema de alerta de mísseis da Rússia chamado Kupol ou Cúpula.

Inaugurado em 2019, o Kupol foi projetado para detectar lançamentos de mísseis balísticos e rastreá-los até o local de queda, embora sua configuração exata seja desconhecida.

Em 2018, os EUA, que suspeitam que a Rússia esteja tentando desenvolver armas espaciais, disseram estar alarmados com o “comportamento muito anormal” de um satélite russo. Moscou rejeitou o que chamou de “alegações infundadas”.

A Rússia enfrentou recentemente uma reação internacional depois que seus militares destruíram um satélite, criando uma nuvem de detritos espaciais que forçou a tripulação da Estação Espacial Internacional a se abrigar.

FONTE: Phys.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.