17 de nov. de 2021

Caça britânico F-35B cai no Mediterrâneo, piloto ejeta

Fernando Valduga - Um caça F-35B do maior porta-aviões da Grã-Bretanha caiu no Mar Mediterrâneo na quarta-feira, embora o piloto tenha ejetado e retornado em segurança ao navio.

O piloto ejetou durante uma operação de rotina em águas internacionais por volta de 10h00 GMT. Nenhuma outra embarcação ou aeronave estava envolvida. Não ficou claro o que causou o incidente.

“Um piloto britânico de um F-35B do HMS Queen Elizabeth ejetou durante operações de voo de rotina no Mediterrâneo esta manhã”, disse um porta-voz do Ministério da Defesa.

“O piloto foi devolvido em segurança ao navio e uma investigação foi iniciada, então não seria apropriado comentar mais neste momento.”

Esta é a primeira perda de um caça F-35 britânico (avaliado em mais de US$ 100 milhões). O Ministério de Defesa do Reino Unido informou que um trabalho de resgate da fuselagem no Mediterrâneo está em andamento, para que a tecnologia sensível do caça caia em mãos de inimigos.

O HMS Queen Elizabeth é o maior e mais poderoso navio já construído para a marinha britânica. Pode transportar até 40 aeronaves, incluindo os modernos caças F-35Bs.

Fonte: Com informações da Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.