17 de nov. de 2021

Rússia inicia produção de vários protótipos do Checkmate

A fabricante disse que o protótipo está definido para fazer seu voo inaugural em 2023 e as entregas podem começar em 2026

Fernando Valduga  - A fabricante Sukhoi iniciou a produção de vários protótipos do jato de combate Checkmate na cidade de Komsomolsk-on-Amur, no Extremo Oriente da Rússia.

A informação foi dada por Yury Slyusar, diretor geral da Russian United Aircraft Corporation (UAC), no domingo, adicionando que a Rússia começará a produzir em massa seu novo jato de combate de quinta geração Checkmate em 2026.

“O primeiro voo do caça de quinta geração Checkmate está planejado para 2023, a produção em série – em 2026”, disse Slyusar no Dubai Airshow, nos Emirados Árabes Unidos. “A fábrica de Komsomolsk-on-Amur começou a construir vários caças Checkmate ao mesmo tempo”.

O caça a jato monomotor Checkmate receberá um motor AL-41F1 modificado (Izdelie 117), disse Mikhail Nikitushkin, projetista da Sukhoi Company.

“O motor é o existente 117 modificado para um avião de um motor em termos de confiabilidade”, disse ele.

O Checkmate é um jato de combate leve de quinta geração, desenvolvido pelo escritório de designers Sukhoi (parte da empresa estatal Rostec) e apresentado pela primeira vez no salão internacional de aviação e espacial MAKS-2021 na região de Moscou em julho.

O caça a jato foi revelado pela Rússia e pela United Aerospace Company – uma corporação que inclui os famosos escritórios de design Mikoyan-Gurevich (MiG) e Sukhoi.

A fabricante russa de aeronaves Sukhoi desenvolveu o novo caça no programa LTS, uma sigla em russo para Aeronave Tática Leve.

Durante a feira em Dubai, a estatal russa Rostec disse que o novo projeto pode ser convertido para uma versão não-tripulada e um modelo de dois lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.