25 de nov. de 2021

Banco Mundial reconhece Brasil como 7º líder em governo digital

Ranking GovTech Maturity Index 2020 avaliou a transformação digital do serviço público em 198 países

Thomas Lefebvre/Unsplash

Anna Russido - Na frente de todos os países das Américas, o Brasil foi reconhecido pelo Banco Mundial como 7º líder mundial em governo digital. A informação é do ranking GovTech Maturity Index 2020, que avaliou a transformação digital do serviço público em 198 países.

Em governo digital, o Brasil perde para a Coreia do Sul, Estônia, França, Dinamarca, Áustria e Reino Unido. Atrás do país, mas ainda entre os top 10 estão Austrália, Noruega e Canadá.

Segundo o Ministério da Economia, responsável pela digitalização da administração pública, a criação da plataforma Gov.br, que entrega serviços digitais, pesou na pontuação.

“A conquista deve-se em grande parte ao avanço da plataforma Gov.br, que hoje já dispõe de mais de 115 milhões de usuários, ou seja, mais da metade da população brasileira. Em janeiro de 2019, o número era de 1,8 milhão. O Gov.br permite o acesso único a milhares de serviços digitais e facilita a obtenção de informações e o relacionamento do cidadão com o governo”, destaca a pasta.

O Índice de Maturidade GovTech do Banco Mundial avaliou quatro aspectos: suporte aos principais sistemas de governo, aprimoramento da prestação de serviços, integração do engajamento do cidadão e incentivo às habilidades digitais das pessoas no setor público, ao regime legal e regulatório apropriado, à capacitação e à inovação.

“O Brasil entregou à população soluções digitais de impacto massivo, como: auxílio-emergencial, Meu INSS, seguro-desemprego e seguro-desemprego do empregado doméstico, carteiras digitais de trabalho e de trânsito e o Pix”, observa o ministério.

“A conquista deve-se em grande parte ao avanço da plataforma Gov.br, que hoje já dispõe de mais de 115 milhões de usuários, ou seja, mais da metade da população brasileira. Em janeiro de 2019, o número era de 1,8 milhão. O Gov.br permite o acesso único a milhares de serviços digitais e facilita a obtenção de informações e o relacionamento do cidadão com o governo”, destaca a pasta.

O Índice de Maturidade GovTech do Banco Mundial avaliou quatro aspectos: suporte aos principais sistemas de governo, aprimoramento da prestação de serviços, integração do engajamento do cidadão e incentivo às habilidades digitais das pessoas no setor público, ao regime legal e regulatório apropriado, à capacitação e à inovação.

“O Brasil entregou à população soluções digitais de impacto massivo, como: auxílio-emergencial, Meu INSS, seguro-desemprego e seguro-desemprego do empregado doméstico, carteiras digitais de trabalho e de trânsito e o Pix”, observa o ministério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.