Inaugurado em 1900, fazia parte da Companhia Estrada de Ferro São Paulo Rio Grande que começava em Itararé-SP, onde entroncava-se com a Sorocabana, e foi estendendo-se até o Sul, até chegar na fronteira com o Uruguai.
Neste trecho, entre 1943 e 1954 houve até a circulação de um trem internacional, cuja viagem começava na capital paulista e terminava em Montevideo, no Uruguai!
Na época de sua construção, as empresas que construíam ferrovias eram remuneradas pelo estado, conforme a quantidade de quilômetros construídos e dessa forma, era prática comum colocarem muitas curvas para contornar obstáculos, ao invés de construir túneis e pontes, já que estas além de mais baratas, ficavm prontas mais rápido e aumentavam o tamanho do traçado da ferrovia e consequentemente os valores recebidos como pagamento pela construção.
No entanto, o trajeto sinuoso, apesar de ficar lindo em fotos e vídeos, tornava as viagens mais demoradas e menos competitivas, numa época em que o transporte rodoviário começava a surgir como concorrente do ferroviário e dessa forma, boa parte das ferrovias construídas dessa forma não duraram muitos anos e foram encampadas pelo estado.
Com o passar dos anos, boa parte dos trechos originais foram sendo retificados, ou seja, tendo seu traçado sinuoso substiuído por outros mais retos, porém alguns como o de Guaraúna, na região de Teixeira Soares permaneceram inalterados e nele é possível ver os trens serpenteando e cortando a rodovia diversas vezes, num traçado que apesar de ineficiente enche os olhos dos apaixonados por ferrovias.
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