23 de nov. de 2021

Forças Especias Turcas e Ucranianas envolvidas em treinamento de guerra não convencional

Vazamento de documento secreto detalha envolvimento de Forças Especiais Turcas e Ucranianas em treinamento de guerra não convencional


O Comando de Forças Especiais de elite do exército turco (Özel Kuvvetler Komutanlığı, ou ÖKK), projetado para se envolver em guerras não convencionais, operações secretas transfronteiriças, sabotagem e vigilância, designou conselheiros especiais para o exército ucraniano e começou a treinar tropas ucranianas durante um período já de vários anos , de acordo com um memorando confidencial obtido pelo site especializado Nordic Monitor.

O memorando, apresentado ao então Chefe do Estado-Maior General Hulusi Akar, agora Ministro da Defesa, em junho de 2016, fez uma avaliação detalhada do envolvimento da Turquia no treinamento dos militares ucranianos. O memorando foi preparado para cumprir as ordens de Akar de 27 de maio de 2016, nas quais ele pediu conclusões após o retorno de uma equipe militar de uma visita de coordenação e avaliação à Ucrânia.

Os militares turcos enviaram à Ucrânia uma equipe especial composta por representantes de várias forças para fazer uma avaliação sobre como coordenar o treinamento militar conjunto. A visita ocorreu de 6 a 10 de abril de 2016.

De acordo com o memorando, o engajamento do ÖKK com as tropas ucranianas cobriu o treinamento das forças especiais ucranianas pelas equipes do ÖKK, começando com um programa na Turquia. Kiev pediu à Turquia que enviasse dois oficiais com patente de coronel ou major para treinamento de idiomas na Ucrânia, pedido que foi aprovado pelo Estado-Maior turco em 2016.

O memorando secreto submetido ao então Chefe do Estado-Maior Hulusi Akar, agora ministro da Defesa, revela como as forças especiais turcas treinaram militares ucranianos na guerra não convencional:

A Turquia também deu luz verde para hospedar e treinar cerca de uma dúzia de membros da força especial ucraniana em cursos de tiro de precisão e sniper de semanas, bem como paraquedismo e outras capacidades da força especial até 2018.

O memorando também cobriu a designação de conselheiros militares especiais do exército turco para treinar e aconselhar os militares ucranianos. Exercícios militares conjuntos entre as forças especiais de ambos os países foram planejados para 2018.

O plano de 2016 foi posteriormente expandido para incluir mais tropas e envolveu também as forças terrestres, aéreas e navais.

Na semana passada, o Nordic Monitor informou que o pessoal do Comando das Forças Navais da Ucrânia recebeu treinamento de “Estágio da Marinha” em uma corveta turca.

A Turquia e a Ucrânia assinaram recentemente vários acordos para aumentar a cooperação nas áreas econômica e militar. O último Acordo-Quadro de Cooperação Militar, assinado pelo ministro da Defesa turco, Akar, e seu homólogo na época, Andrii Taaran, em outubro de 2020, permite que militares ucranianos recebam treinamento na Turquia ou vice-versa.

Com o acordo, militares das Forças Armadas e estudantes militares dos dois países poderão trocar visitas para educação e treinamento militar. Entre as áreas de cooperação está a troca de inteligência. A cláusula de inteligência militar do acordo cobre o intercâmbio de inteligência militar sobre países considerados prejudiciais aos interesses mútuos da Turquia e da Ucrânia.

A Rússia aparentemente está incomodada com a cooperação militar entre a Turquia e a Ucrânia. Em abril de 2021, a Rússia alertou a Turquia contra os esforços de Ancara para aumentar a cooperação com Kiev. Em uma entrevista ao jornal Argumenty i Fakty, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse: “Recomendamos fortemente que nossos colegas turcos analisem cuidadosamente a situação e parem de alimentar o sentimento militarista de Kiev”, o que poderia ser interpretado como uma ameaça. “Esperamos que Ancara ajuste sua linha com base em nossas legítimas preocupações”, acrescentou.

Em resposta, a Turquia acusou a Rússia de armar grupos anti-turcos. Respondendo a perguntas de legisladores no Comitê de Planejamento e Orçamento parlamentar em 4 de novembro de 2021, o Ministro das Relações Exteriores Mevlüt Çavuşoğlu disse que a Turquia encontra armas de fabricação russa em sua luta contra grupos hostis em vários lugares e defendeu a venda de drones à Ucrânia.

“Dizemos que depois que um país compra [um drone], ele pode usá-lo como quiser. Também pode ser comprado em outro país. Também encontramos armas russas em vários lugares. Eu os destruo, eu os destruo ou os apreendo quando os encontro ”, disse ele.

Çavuşoğlu estava se referindo às armas russas encontradas nas mãos de grupos anti-Turquia que vão desde o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) ao Exército Nacional da Líbia (LNA) e milícia armênia em Nagorno-Karabakh.

Abaixo, vídeo ilustrativo das Forças Especiais Turcas e Ucranianas:

 

 Da matéria original de Abdullah Bozkurt para o Nordic Monitor, via redação Orbis Defense Europe/Paris.

Link da matéria original:

https://nordicmonitor.com/2021/11/secret-memo-details-turkish-special-forces-engagement-with-ukrainian-military-for-training-of-unconventional-warfare/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.