Os profissionais conversaram sobre o Programa Espacial Brasileiro (PEB)
Militares e servidores civis do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) participaram de uma visita institucional à sede da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), localizada em Brasília, nesta terça (09). A visita ocorreu com o objetivo de atualização do CLBI sobre desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro (PEB). Participaram da reunião o Tenente-Coronel Aviador Paulo Rodrigo Guirra Leite, a Primeiro-Tenente Engenheira Eletrônica Maria Alice Santos de Oliveira, o Primeiro-Sargento Hareton Ribeiro Gomes, o Segundo-Sargento José Marcos Leal Barbosa Filho e os servidor civil Francyval Gueses Soares. Da equipe da AEB, participaram o Coordenador de Satélites e Aplicações, Rodrigo Leonardi, o Diretor de Governança do Setor Espacial, Cristiano Trein, e o presidente, Carlos Moura.
“A área espacial é um segmento que salta aos olhos, que suscita esperança e que mexe com o imaginário. Então, estar aqui na AEB, ver com os próprios olhos, obter essa troca de conhecimento e ampliar a visão é algo de grande valia”, disse a Primeiro-Tenente Maria Alice, que trabalha há cerca de um ano no CLBI.
Para Rodrigo Leonardi, a interação com os profissionais do Centro de Lançamento foi uma ótima forma de aprimorar os trabalhos realizados pela AEB dentro do Programa Espacial Brasileiro.
“Foi uma oportunidade de discutir os aspectos do programa, no qual o CLBI é uma organização importante que contribui ativamente para o Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE)” , afirmou Leonardi.
“O assunto de maior relevância que foi discutido, inclusive, esclarecido pelo Carlos Moura, foi a necessidade de manter um programa espacial frente a outros países e como usam isso na projeção de suas ações”, disse o Tenente-Coronel Guirra, que liderava a equipe do CLBI.
O Primeiro-Sargento Hareton, Coordenador do Sistema de Trajetografia e Sincronização do CLBI, estava muito feliz com a reunião. Profissional de grande experiência, trabalhando no setor desde 2002, externou sua satisfação por ser a primeira vez que teve a oportunidade de visitar a AEB. “ Eu falei para minha mãe que ia na Agência finalmente. Ia tirar uma foto e mandar para ela, que mora no interior, bem no recôndito da Amazônia mesmo. Tenho certeza que ela vai colocar essa foto minha para todo mundo ver e falar com orgulho que o filho dela, que nasceu no interior do Pará, e hoje está em Brasília. Quando a gente entra na Força Aérea, não sabemos o rumo que a carreira vai nos levar. Graças a Deus tive a sorte de entrar no Programa Espacial Brasileiro e servir no CLBI”, disse.
“Foi gratificante saber que o CLBI tem relevância na visão da AEB para contribuir para o Programa Espacial Brasileiro”, disse o Tenente-Coronel Guirra.
Para o presidente da Agência, Carlos Moura, “é sempre um privilégio receber a visita e interagir com aqueles que, efetivamente, fazem o Programa Espacial acontecer. O CLBi, desde 1965, desbrava caminhos e representa, altivamente, as capacidades brasileiras na comunidade espacial. Veteranos e jovens profissionais, como os que nos visitaram, são a força do PEB”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.