Independentemente do início das restrições de 2014, muitas esferas da economia afetada pelas sanções do país vieram de longe, avançando aos trancos e barrancos, ressaltou o presidente russo
VOSTOCHNY SPACEPORT /Amur Region/, 12 de abril. /TASS/. A Rússia não vai se isolar do resto do mundo e está pronta para cooperar com todos os seus parceiros que desejam fazê-lo, afirmou o presidente russo Vladimir Putin.
"Nós não vamos nos fechar. No mundo de hoje, é completamente impossível isolar totalmente qualquer um, e totalmente impossível [isolar] um país tão enorme como a Rússia. Portanto, trabalharemos com nossos parceiros que querem cooperar", disse o líder russo durante uma reunião com o pessoal da indústria espacial russa no Porto Espacial Vostochny na terça-feira.
O presidente observou que em 1961, do ponto de vista tecnológico, a URSS estava em completo isolamento, naquela época as sanções eram abrangentes. "Apesar de tudo, a União Soviética foi a primeira a lançar um satélite artificial da Terra, o primeiro cosmonauta foi nosso, o primeiro voo de uma estação espacial a chegar à Lua também foi nosso, a primeira caminhada espacial foi nossa, a primeira cosmonauta feminina, Deus a abençoe, [Valentina] Tereshkova, também foi nossa", apontou Putin. "Fizemos tudo sob condições de completo isolamento tecnológico, e [nós] alcançamos um sucesso colossal. Você pode realmente assumir que a Rússia de hoje com tecnologias avançadas não será capaz de seguir com nosso programa espacial [até 2030]?"
O chefe de Estado russo garantiu que isso será feito. Ele reiterou que, independentemente do início das restrições de 2014, muitas esferas da economia afetada pelas sanções do país vieram de longe, avançando aos trancos e barrancos. "A agricultura se transformou em uma esfera de produção de alta tecnologia. O volume de exportação até superou o volume de vendas de armas, significativamente, em US$ 10 bilhões", explicou.
Segundo Putin, o estado atual da ciência e tecnologia global está inter-relacionado, mas isso não significa que a Rússia será cortada. A cooperação será implementada tanto no espaço próximo quanto no programa Lua. Ele acrescentou que o desenvolvimento do Vostochny Spaceport foi mapeado até 2035.
Tradução e adaptação - Tarauacá Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.