9 de ago. de 2018

Sinhasique pede suspensão provisória da aplicação da vacina contra o HPV




Ravenna Nogueira - A deputada estadual Eliane Sinhasique (MDB) pediu, na manhã desta quarta-feira (08), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a suspensão da aplicação da vacina contra o HPV (Vírus do Papiloma Humano), suspeita de causar reações adversas em 15 crianças e adolescentes no Acre.

“Um grupo de mães afirma que, após tomarem a vacina contra o HPV, suas filhas passaram a ter sequelas neurológicas gravíssimas, apresentam convulsões, paralisação dos membros e caroços pelo corpo”, declarou a parlamentar.

Diante dessa situação, a parlamentar pediu a suspensão da aplicação dessas vacinas até que um estudo mais rigoroso sobre os danos dela seja feito.

“Precisamos suspender essas vacinas até que se tenha certeza dos malefícios que ela pode causar. Temos que ter segurança, temos que ter garantias de que essa vacina não é prejudicial! Porque se tomamos vacinas é para não adoecer”.

A parlamentar já fez contato com a gerente-geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária da Anvisa, Mariângela Nascimento, que informou ter aberto dossiê de investigação. Segundo ela, 4 vacinas são registradas pela Anvisa e utilizadas no Brasil para o controle do HPV, sendo que destas, o Sistema de Notificação da Anvisa, chamado NOTIVISA, identificou 4 notificações severas em relação à vacina Cervarix, da empresa GSK.

Sinhasique encaminhou ofício à Secretaria Municipal de Saúde (Sensa) para saber quais das 4 vacinas foram aplicadas no Acre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.