3 de set. de 2020

IMAGENS E VÍDEO: Coreia do Sul avança na montagem do primeiro protótipo do caça KF-X



Fernando Valduga  - A Coreia do Sul começou a montar um protótipo do primeiro caça a jato furtivo desenvolvido no país, em um passo histórico que significa que o ambicioso projeto está se materializando, disse a agência de compra de armas nesta quinta-feira.

Sob o projeto KF-X no valor de 8,8 trilhões de won (US$ 7,3 bilhões), a Coreia do Sul tem trabalhado desde o final de 2015 para desenvolver uma aeronave de caça de última geração para substituir a frota envelhecida de jatos F-4 Phantom e F-5 Tiger da Força Aérea da República da Coreia.

Após a confirmação do projeto no ano passado, a Korea Aerospace Industries (KAI) começou a montagem final de um protótipo de jato em sua linha de montagem em Sacheon, 440 quilômetros ao sul de Seul, de acordo com a Defense Acquisition Program Administration (DAPA).

A KAI é a única fabricante de aeronaves do país e é responsável pelo projeto KF-X.

A previsão é que o protótipo fique pronto no primeiro semestre de 2021, e a agência está de olho em 2026 para a conclusão do desenvolvimento após os testes de solo e voo, segundo a DAPA.

No mês passado, a Agência estatal para o Desenvolvimento de Defesa (ADD) produziu um protótipo de um sistema de avançado radar com varredura eletronicamente ativa (AESA) como uma parte fundamental do jato de combate previsto.

“Apesar da pandemia global de COVID-19, o projeto KF-X está em andamento conforme planejado, e o protótipo deve estar disponível no próximo ano”, disse Jung Kwang-sun do DAPA.

Um vídeo fornecido pela Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coréia do Sul mostra a montagem final do primeiro protótipo KF-X:



A aeronave foi projetada para voar a uma velocidade máxima de Mach 1,81, com autonomia de voo de 2.900 quilômetros. Ele tem semelhanças externas com o F-35A de quinta geração, de acordo com o KAI.

Com carga útil máxima de 7.700 quilos, o caça é capaz de levar até 10 mísseis e tanques de combustível. Ele será capaz de transportar vários tipos de mísseis ar-ar, como o IRIS-T da Alemanha e os mísseis Meteor guiados por radar ativo do desenvolvedor europeu MBDA, acrescentou.

Fonte: Yonhap News Agency

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.