14 de set. de 2020

Professores de escolas públicas e particulares participam do primeiro treinamento online do Programa GLOBE



Os professores de escolas públicas e particulares inscritos no primeiro treinamento online do Programa GLOBE da NASA no Brasil irão aprender, entre os dias 16 e 18 de setembro, as técnicas e métodos de pesquisas científicas que evidenciam a relação das mudanças climáticas e o aumento da proliferação do mosquito Aedes Aegypti no meio ambiente. Todo o conhecimento adquirido na capacitação será repassado a alunos e a outros professores das escolas dos participantes.

Com o tema Mosquito, Precipitação e Temperatura do Ar, o treinamento online capacitará 75 professores para coletar e analisar dados específicos do GLOBE. Promovida pela Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a capacitação tem o objetivo de auxiliar os professores no ensino de ciências, orientar os participantes a utilizarem os recursos científicos e educacionais que são oferecidos pela plataforma do GLOBE e envolver os professores na investigação do meio ambiente terrestre por meio da coleta e da análise de dados.

Devido a pandemia provocada pelo novo coronavírus a capacitação será realizada integralmente online. As professoras Ariadne Lima, Fabiana Rodrigues e Inês Mauad serão as profissionais responsáveis em mediar as atividades teóricas e práticas, como apresentações, dinâmicas, apresentações, construção de armadinha e de um pluviômetro, além de propor a elaboração de um projeto de pesquisa utilizando os protocolos do Programa GLOBE. 

Na capacitação, os professores também irão receber informações sobre pesquisas científicas associadas à medição de dados ambientais, além de orientações sobre a inserção do programa nas atividades escolares. Ao final dos treinamentos, os professores inscritos irão receber certificado de participação. A capacitação será transmitida no canal da AEB no YouTube, a partir das 17h30 (horário de Brasília).

Protocolos do GLOBE

Para facilitar o acesso dos brasileiros ao conhecimento proposto pelo GLOBE, uma parceria entre a AEB e a Embaixada dos Estados Unidos possibilitou a tradução dos protocolos do GLOBE para a língua portuguesa. Os professores, alunos, cidadãos ou profissionais brasileiros interessados em fazer a capacitação online podem fazer um cadastro no site do GLOBE (https://www.globe.gov/). Os materiais em português podem ser acessados no link: https://www.globe.gov/do-globe/translated-material/portugues-portuguese-. As atividades do programa encorajam os interessados a realizar coletas de dados ambientais, seguindo protocolos específicos, e inseri-los em uma plataforma mundial para utilização em pesquisas escolares e científicas.

GLOBE no Brasil

O Brasil passou integrar o Programa GLOBE após a assinatura de um acordo entre a AEB e a NASA, em 2015, e no ano seguinte foi realizado o primeiro workshop seguindo os protocolos do programa. Hoje o GLOBE está presente em mais de 300 escolas de diferentes regiões brasileiras. Já foram realizadas 23 capacitações presenciais para mais de 700 pessoas, entre professores, estudantes e cidadãos voluntários. Foram realizadas mais de 41 mil observações científicas e mais de 4 mil cadastros na plataforma do GLOBE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.