Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) realizaram reunião virtual para tratar dos benefícios gerados por cooperações internacionais em prol das pesquisas de astronomia e de astrofísica, de interesse nacional.
Na ocasião, o diretor do LNA, Dr. Wagner José Corradi Barbosa, e equipe conversaram com Diretores e Assessores da AEB sobre o acordo que permitiu a instalação de um moderno telescópio russo utilizado para observar detritos espaciais e gerar imagens e observações relevantes para as atividades de pesquisa da comunidade astronômica.
O telescópio está instalado no Observatório de Pico dos Dias, município de Brazópolis em Minas Gerais. A iniciativa decorre de uma parceria estabelecida entre os governos brasileiro e russo envolvendo a Agência Espacial Russa – ROSCOSMOS. As informações obtidas pelo telescópio contribuem para a sustentabilidade de longo prazo das atividades espaciais.
Durante a reunião virtual, foram abordados importantes temas de interesse de ciência e tecnologia. Entre eles, as possibilidades para ampliação do uso dos dados dos telescópios distribuídos no território nacional e a participação de universidades e de institutos de pesquisa neste processo.
O encontro, realizado no último dia 27 de agosto, permitiu a troca de ideias em relação às tecnologias e às capacidades compreendidas nas ações, de se “olhar para o espaço”. Um passo em conjunto importante, na direção da construção de novas capacidades para a astronomia brasileira, e da ampliação de suas respectivas contribuições para uma melhor compreensão do Universo, da consciência situacional e segurança no espaço; e da mitigação de lixo espacial, entre outros benefícios.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.
Coordenação de Comunicação Social - CCS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.