17 de out. de 2021

Estudante de Engenharia Aeroespacial integra equipe multidisciplinar da Auditoria Interna da AEB

O estagiário Derick Fernandes realiza o sonho de trabalhar na Agência Espacial Brasileira

Muitas crianças, entusiastas e amantes da área espacial possuem um sonho em comum: atuar na Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI) ou neste segmento tão único. Para Derick Fernandes, estudante de Engenharia Aeroespacial da Universidade de Brasília (UnB), esse sonho, que era vívido dentro de si desde pequeno, tornou-se realidade este ano, graças a uma oportunidade de estágio.

Desde criança, Derick possuía o sonho de trabalhar na área espacial, algo que se intensificou ao participar do “Portões Abertos”, em 2008, evento realizado pela Força Aérea Brasileira. Posteriormente, sua paixão pela área se expandiu ao cursar Engenharia Aeroespacial e ele garantiu que seu sonho ganhasse vida ao ingressar na Agência Espacial Brasileira, como estagiário, no departamento de Auditoria Interna. Dessa forma, as expectativas do estudante são obter contato prático com o Programa Espacial Brasileiro, fazer bom uso do aprendizado acadêmico e ajudar a Auditoria a ter uma visão diferenciada.

“Eu estou aprendendo muito mais do que eu esperava. Muita coisa que eu não tive a chance de ver na graduação, eu estou vendo aqui, como conhecer, de fato, o que é o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) ou entender melhor como são os veículos lançadores brasileiros”, disse Fernandes. O estagiário ressalta, ainda, que almeja se especializar na área espacial e, se possível, continuar atuando na AEB.

Além das demais funções, o departamento de Auditoria Interna da AEB também atua em conjunto com o CLA e, ao identificar que o setor carecia de um profissional com conhecimentos técnicos sobre Engenharia Aeroespacial para auxiliar nas atividades cotidianas, surgiu a ideia da contratação de um estagiário que atendesse essas necessidades. 

“Geralmente, as auditorias são formadas por contadores e administradores, mas o percentual de profissionais que realmente tenham entendimento técnico da área afim da entidade é raro. Por isso, a Agência Espacial Brasileira só tem a ganhar com a chegada do Derick. Sem dúvidas, é uma troca de experiências muito boa para ambos. Hoje, ter ao nosso lado um profissional que tenha conhecimento sobre Engenharia Aeroespacial é uma questão de autonomia, liberdade e diferenciação”, afirmou o Auditor-Chefe da Agência Espacial Brasileira, Eduardo Ribeiro.

O trabalho diversificado do setor chegou ao conhecimento de outros órgãos públicos e recebeu elogios. “É um equilíbrio importante: conhecimento do negócio e conhecimento doutrinário e instrumental sobre controle e Auditoria. Isso demonstra que a Auditoria é uma prática profissional coletiva, sempre e por definição”, mencionou o Chefe da Assessoria de Controle Interno do Ministério da Economia, Francisco Bessa.

Além disso, a Auditoria Interna planeja contratar mais um estagiário para compor a equipe e ressalta que este é um projeto a longo prazo. Afinal, é um objetivo da Agência Espacial Brasileira fazer parte do sonhos das pessoas e, também, formar jovens cientistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.