29 de nov. de 2021

A ferrovia mais sinuosa do Brasil

 

A região de Teixeira Soares, além de linda, tem uma das histórias mais interessantes de todas as ferrovias brasileiras. 

Inaugurado em 1900, fazia parte da Companhia Estrada de Ferro São Paulo Rio Grande que começava em Itararé-SP, onde entroncava-se com a Sorocabana, e foi estendendo-se até o Sul, até chegar na fronteira com o Uruguai. 
 
Neste trecho, entre 1943 e 1954 houve até a circulação de um trem internacional, cuja viagem começava na capital paulista e terminava em Montevideo, no Uruguai! Na época de sua construção, as empresas que construíam ferrovias eram remuneradas pelo estado, conforme a quantidade de quilômetros construídos e dessa forma, era prática comum colocarem muitas curvas para contornar obstáculos, ao invés de construir túneis e pontes, já que estas além de mais baratas, ficavm prontas mais rápido e aumentavam o tamanho do traçado da ferrovia e consequentemente os valores recebidos como pagamento pela construção. 

No entanto, o trajeto sinuoso, apesar de ficar lindo em fotos e vídeos, tornava as viagens mais demoradas e menos competitivas, numa época em que o transporte rodoviário começava a surgir como concorrente do ferroviário e dessa forma, boa parte das ferrovias construídas dessa forma não duraram muitos anos e foram encampadas pelo estado. 

Com o passar dos anos, boa parte dos trechos originais foram sendo retificados, ou seja, tendo seu traçado sinuoso substiuído por outros mais retos, porém alguns como o de Guaraúna, na região de Teixeira Soares permaneceram inalterados e nele é possível ver os trens serpenteando e cortando a rodovia diversas vezes, num traçado que apesar de ineficiente enche os olhos dos apaixonados por ferrovias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.