20 de fev. de 2022

Embraer conclui segunda demonstração do Super Tucano em Montenegro

Aeronave A-29 Super Tucano em Montenegro

Fernando Valduga - A fabricante brasileira de aeronaves Embraer concluiu uma segunda demonstração de sua aeronave de ataque leve A-29 Super Tucano para as forças armadas de Montenegro no aeroporto Knjaz Danilo, em Podgorica.

A demonstração ocorreu no início desta semana, de acordo com as forças armadas montenegrinas, cujo chefe do Estado-Maior Milutin Durovi? participou do evento, junto do Secretário de Estado Svetomir Knezevic.

O Chefe do Estado-Maior General, Brigadeiro-General Milutin ?urovi?, com o tenente-coronel Ljubinko Peti? durante a apresentação.

Esta é a segunda demonstração desse tipo em Montenegro, depois que dois pilotos montenegrinos voaram no Super Tucano em outubro de 2020, conforme vídeo abaixo.

Atualmente, Montenegro não possui uma aeronave de treinamento dedicada. Em 2020, o ministro da Defesa de Montenegro disse que a aquisição do Super Tucano continuaria a modernização da força aérea do país e aumentaria sua capacidade.

Além de melhorar a capacidade operacional da Força Aérea do Exército Montenegrino, a maior vantagem de comprar esta aeronave poderia ser a integração com o sistema de treinamento de pilotos americanos, o que acabaria por contribuir para uma melhor qualidade para os pilotos montenegrinos e mais barato a longo prazo.

O turboélice “seria ideal para treinamento básico e avançado de pilotos, reconhecimento e tarefas de combate em apoio às forças terrestres”, disse um comunicado das forças armadas montenegrinas de 14 de fevereiro. Equipado com modernos sistemas eletrônicos e capaz de transportar uma ampla gama de armas, o Super Tucano também pode transportar mísseis guiados a laser.

O A-29 Super Tucano provou ser extremamente bom para treinamento básico e avançado. Também pode desempenhar um papel na interceptação de alvos mais lentos no ar, mas também pode realizar inteligência, vigilância, reconhecimento e ataques ar-terra, razão pela qual é amplamente utilizado para ações antiterroristas.

Segundo a Embraer, a aeronave está em serviço com mais de 15 forças aéreas, com entregas mais recentes incluindo aeronaves para a Nigéria, Afeganistão e o Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA (AFSOC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.