10 de fev. de 2022

Bolsonaro reúne multidões em eventos no Nordeste; veja balanço da viagem

Bolsonaro é recebido por apoiadores em evento na cidade de Jardim das piranhas, no Rio Grande do Norte
Foto: JOSE DIAS/Presidência

O presidente Jair Bolsonaro (PL) encerrou sua visita de dois dias ao Nordeste nesta quarta-feira (9), com eventos que reuniram milhares de apoiadores em cidades do Rio Grande do Norte e foram marcados por fortes críticas aos governos do PT.

O chefe do Executivo esteve na região para participar de cerimônias de entrega de obras da transposição do Rio São Francisco no eixo norte, que, pela primeira vez, levaram as águas do “Velho Chico” ao estado. O evento principal ocorreu na cidade de Jardim das Piranhas, onde Bolsonaro falou para uma multidão de seguidores e foi homenageado com uma música que o agradecia “por ter levado água ao nordeste”.

O projeto da transposição do rio São Francisco foi iniciado ainda na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas só teve sua primeira etapa concluída – o eixo leste – durante o governo de Michel Temer (MDB). O presidente Bolsonaro deu seguimento às obras, fazendo dos projetos hídricos no nordeste uma das principais medidas de infraestrutura da sua gestão. A aposta também tem um caráter eleitoral, já que Bolsonaro pretende melhorar sua popularidade na região que, tradicionalmente, é um reduto da esquerda.

"Essa transposição foi prometida para 2010, depois passou para 2012 e parou. Assumimos em 2019 e vamos concluir as obras", afirmou Bolsonaro. "E essa obra, como eu disse ao [ministro do Desenvolvimento Regional, Roberto] Marinho, é a principal, porque água é vida. Missão dada é missão cumprida. É a conclusão do Eixo Norte. Nós vamos fazer com que, brevemente, se conclua totalmente a transposição do São Francisco. Tudo faremos para que a água, esse bem indispensável, chegue ao lar de cada um de vocês", completou.

O presidente também fez duras críticas ao PT e a Lula, seu provável rival nas eleições presidenciais de 2022 ."Sabemos que trabalham contra a nossa Pátria, bem como aqueles que querem, no último capítulo, roubar a nossa liberdade. Não conseguirão. Sabem que tem pela frente alguém que não teme desafios. Dou minha vida pela nossa liberdade. O Brasil é um país fantástico, mas, infelizmente, quase sempre, muito mal administrado. Os ladrões de ontem querem voltar por ocasião das eleições de outubro que se aproximam", disse Bolsonaro, citando escândalos de corrupção que ocorreram nos governos petistas.

Os ministros Rogério Marinho e Fábio Faria, das Comunicações, ambos pré-candidatos ao Senado pelo Rio Grande do Norte, acompanharam o presidente nos eventos e, em seus discursos, prometeram se unir para reeleger Bolsonaro. “Nós temos um projeto. O projeto de reeleger o presidente Bolsonaro. E nós somos gratos”, disse Faria.

Antes da cerimônia, Bolsonaro participou de uma “jegueata”, um passeio de jegue e a cavalo, com apoiadores em Jardim das Piranhas, uma pequena cidade do Rio Grande do Norte de cerca de 14 mil habitantes onde foi ovacionado por moradores, como mostra o vídeo abaixo:

O presidente também foi recepcionado em Jucurutu, Governador Dix-Sept Rosado e em Caicó, onde andou em carro aberto enquanto apoiadores o acompanhavam em uma "motociata". Em Jucurutu, onde visitou as obras da Barragem de Oiticica, em fase final de construção, Bolsonaro criticou governos anteriores e disse que "fala palavrão, mas não rouba".

Bolsonaro participa de uma "motociata" em Caicó, no Rio Grande do Norte | Foto: Alan Santos/PR

Durante a viagem, Bolsonaro também participou de cerimônias relativas a entregas de obras da transposição em Salgueiro, em Pernambuco, e Jati, no Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.