11 de fev. de 2022

Trem a 80 Km/h na Ferronorte

 

Inaugurada em 1998 a Ferrovia Norte Brasil, ou simplesmente Ferronorte, é uma ferrovia pensada para transportar grãos dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul da maneira mais eficiente possível. 

Contou com grande investimento de Olacyr de Moraes, o Rei da Soja, que quase foi a falência com os gastos e com a demora para a conclusão da obra, principalmente da ponte rodoferroviária entre Mato Grosso do Sul e São Paulo. 

Quando ficou pronta, era uma das ferrovias mais modernas do Brasil, com dormentação de concreto e trilhos feitos para aguentar grande quantidade de peso. 

Isso, somado ao fato de que a ferrovia atravessa boa parte da área rural dos dois estados, e tem na maioria do percurso curvas de raio aberto e poucas rampas, faz com que locomotivas e vagões possam utilizar todo o seu potencial, levando as cargas com velocidade média bastante alta para os padrões brasileiros, chegando aos 80 Km/H em vários pontos, como na saída do pátio de Lagoinha em Aparecida do Taboado, que vemos no vídeo. Atualmente sob administração da Rumo, tem 755km entre Rondonópolis-MT e Aparecida do Taboado-MS, onde se conecta à malha paulista, mais precisamente à malha da antiga Estrada de Ferro Araraquara (EFA) e em São Paulo, atravessa boa parte do estado, até chegar à Santos, onde os grãos são embarcados em grandes navios e seguem para exportação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.