9 de fev. de 2022

Produção industrial: 2021 termina com avanço em 9 dos 15 locais pesquisados pelo IBGE

Santa Catarina teve o maior crescimento, com 10,3%; Bahia teve o mais forte recuo (-13,2%), com impacto de fechamento da Ford

Santa Catarina teve o maior crescimento, com 10,3%

                                                               ALEXANDRE MOTA/REUTERS

A indústria nacional fechou 2021 com avanço na produção em nove dos 15 locais pesquisados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O órgão divulgou nesta quarta-feira (9) a Pesquisa Industrial Mensal (PIM Regional) do mês de dezembro.

Na comparação de dezembro com novembro houve elevação em dez das 15 regiões.

“O ano de 2021 fechou no positivo, mas foi volátil durante os meses. No primeiro semestre a trajetória foi mais crescente, e o ganho acumulado chegou a ser de 13%. Mas no segundo semestre houve perda de fôlego, e a produção teve sequência de quedas”, explica Bernardo Almeida, gerente da pesquisa.

Os destaques do ano ficaram para os resultados de Santa Catarina (10,3%), Minas Gerais (9,8%) e Paraná (9,0%), os primeiros em crescimento absoluto, além de São Paulo (5,2%), a maior influência na expansão apresentada em 2021.

Por outro lado, a Bahia, com -13,2%, apontou o recuo mais elevado no índice acumulado do ano. “Efeito direto da saída de uma montadora de veículos do estado, em janeiro do ano passado, o que afetou o ano inteiro”, afirma o analista da pesquisa. A Ford anunciou fechamento da indústria em janeiro de 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.