Fernando Valduga - O início das remessas dos caças multifunção Sukhoi Su-30SM2 aprimorados para a Força Aeroespacial da Rússia (VKS) pode levar a Malásia e a Índia a atualizar suas frotas antigas de Su-30MKM e Su-30MKI, respectivamente.
O Su-30SM2 é a variante mais recente do Su-30 inicial de dois lugares, que começou a operar há 30 anos. Em 20 de janeiro, o Ministério da Defesa russo reconheceu publicamente ter recebido quatro dos Su-30SM2 de 21 encomendados da fábrica da United Aircraft Corporation (UAC) em Irkutsk, produzidos com um novo padrão de fábrica que substituiu o anterior Su-30SM, lançado pela primeira vez há 10 anos. Desde então, as Forças Armadas Russas receberam 110 exemplares, incluindo 22 para a Aviação Naval e 88 para VKS, nove dos quais voam com o grupo de exibição aérea Russian Knights. Vinte Su-30M2s muito diferentes – com diferentes componentes aerodinâmicas, conjuntos de radar e aviônicos – também estão em estoque.
O Su-30SM2 difere no uso de turbofans AL-41F1 mais potentes no lugar dos AL-31FPs no SM/MKI/MKM. Além de fornecer 16% a mais de empuxo (32.000 libras versus 27.560 libras), o motor vem com um bico exaustor giratório em relação ao projeto bidimensional anterior, melhorando a “super manobrabilidade” do M2 alcançada por meio de empuxo vetorial. Desde 1996, os caças Sukhoi estrelam shows aéreos com sua capacidade de executa as manobras “Bell” (deslizamento da cauda), “Pugachov’s Cobra” (pitch-up), “Hook” (semelhante ao Cobra, mas realizado no plano horizontal em vez de vertical), e outras. Mais importante, o modelo pode superar um caça inimigo e evitar mísseis guiados por radar, afirma a Sukhoi.
A ampliação necessária das entradas de ar para o AL-41F1 requer um fluxo de ar 20% maior. Enquanto isso, a versão SM2 difere em seu nariz remodelado para abrigar um radar maior: uma edição especial do N-035 Irbis no lugar do N-011M Bars. O caça monomotor Su-35S também usa o pacote de aviônicos do SM2 para uniformização do tipo cruzado. Quando necessário, o Su-30SM2 servirá para funções de treinamento avançado para pilotos iniciantes do Su-35S porque o último tipo não possui uma versão de treinamento, enquanto o cockpit dianteiro do Su-30SM apresenta um layout diferente.
Embora a Irkut tenha concluído as remessas do Su-30SM para as forças armadas russas, as entregas para clientes estrangeiros continuam. Até agora, a Armênia recebeu apenas quatro de 12 pedidos, a Belarus quatro de 12 e o Cazaquistão 24 de 40. Ainda não está claro se alguns desses clientes, bem como Mianmar – que assinou um acordo preliminar sobre seis aviões – mudarão para o versão SM2 mais avançada.
A recente introdução do Su-30SM2 pode levar os usuários de versões anteriores do Su-30 a realizar atualizações em suas frotas para melhorar o desempenho. A Malásia, que encomendou 18 Su-30MKMs em 2003, há muito procura maneiras de melhorar sua letalidade e confiabilidade. A frota agora tem em média 10 anos de idade. A Rússia e a Malásia tentaram resolver problemas com motores devido à falta de peças de reposição pré-pagas por meio de um sistema de logística que funciona melhor e entregando alguns trabalhos na frota do Su-30MKM para empresas locais como a Aerospace Technology Systems Corporation (ATSC). Este último devolveu a primeira aeronave atualizada à força aérea da Malásia em 2019. Alegadamente, a Malásia quer manter seus Sukhois em serviço até 2040.
Su-30MKI da Força Aérea Indiana voando junto de um Tejas
A Índia encomendou um total de 284 Su-30MKIs, dos quais 240 permanecem operacionais, incluindo um lote recente de 12 no ano passado. Embora geralmente considerado um dos melhores sistemas de radar do mundo em sua introdução em 1997, o N-011M Bars e sua tecnologia de matriz de fase passiva tornaram-se cada vez mais desatualizadas. A Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa da Índia (DRDO) está trabalhando em um radar de unidade de matriz de antena ativa (AAAU) com uma matriz de varredura eletrônica ativa (AESA) que pode substituir o Bars. A Rússia ofereceu uma alternativa na forma do pacote de atualização Super-30 que inclui a substituição do radar original do Su-30MKI por uma versão AESA empregando transceptores desenvolvidos para o radar do caça Su-57 de quinta geração.
Fonte: AIN Online
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