11 de fev. de 2022

Azul Cargo Express lança programa de cargueiros Embraer E195 convertidos

A aeronave protótipo E195 "PR-AXW" cargueira da Azul Cargo

Fernando Valduga  - No dia 9 de fevereiro, a transportadora brasileira Azul Cargo Express anunciou que lançou um programa de conversão de aeronaves de passageiros E195 da Embraer para cargueiros.

Essa iniciativa inovadora foi realizada internamente em parceria com a empresa brasileira de engenharia e consultoria aeronáutica LHColus Tecnologia, começando com o desenvolvimento do projeto conceitual, preparação da cabine, prova de conceito e voos de teste de desenvolvimento.

“A Azul ajudou a dobrar o mercado de aviação brasileiro nos últimos treze anos. Uma parte fundamental desse crescimento foram os jatos E195 da Embraer. Hoje, com o lançamento do cargueiro E195 Classe F, pretendemos novamente transformar o mercado brasileiro, desta vez em logística”, afirma o vice-presidente de Receitas da companhia aérea, Abhi Shah. “Com flexibilidade operacional, confiabilidade, acesso à infraestrutura aeroportuária, o E1 Classe F é a aeronave perfeita para oferecer uma vantagem competitiva a nossos clientes de logística”, completa Shah.

Quando concluído, o cargueiro E195 convertido será a primeira aeronave de carga Classe F do mundo. A categoria “Classe F” significa que a aeronave é certificada para transportar carga na cabine, em contêineres resistentes ao calor e ao fogo, com um inovador sistema de detecção de incêndio por câmera térmica.

A aeronave possui 15 toneladas de capacidade de carga útil e foi projetada para reduzir as emissões de carbono em 7.900 toneladas por ano em comparação com os modelos anteriores. A aeronave protótipo (PR-AXW) realizou 12 testes de prova de conceito, oito testes de barreira de fumaça no solo e um voo de certificação com inspetores da ANAC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.