20 de jun. de 2022

GAO: Marinha dos EUA e USAF lutando para manter os aviões prontos para decolar

As frotas F-22 e KC-130T têm os piores resultados das oito frotas avaliadas pelo GAO

WASHINGTON: Tanto a Marinha quanto a Força Aérea dos EUA têm lutado para manter alguns aviões prontos para voar nos últimos anos, e isso só está piorando, de acordo com um novo relatório de auditoria.

“As taxas de missão – uma métrica usada para avaliar a saúde e a prontidão de uma frota de aeronaves – e outras tendências de métricas de manutenção relacionadas pioraram desde o ano fiscal de 2015 para oito aeronaves selecionadas”, escreveu o Government Accountability Office (GAO) em um relatório publicado no dia 15 de junho. “Embora a Força Aérea e a Marinha tenham iniciativas para enfrentar os desafios de manutenção em nível de unidade, nenhum dos serviços mitigou os riscos persistentes de sustentação de aeronaves de asa fixa.”

A agência de prestação de contas chegou a essas conclusões depois de estudar as taxas de capacidade da missão para oito frotas de aviões de combate diferentes: B-1B, C-5M, F-22, KC-135 da Força Aérea e C-130T, KC-130T, F/A -18E/F e P-8A da Marinha. O relatório foi criado em resposta a um projeto de lei da Câmara que orienta o GAO a avaliar as taxas de capacidade de missão para certas frotas desde o ano fiscal de 2015 e como ambos os serviços lidaram com o risco.

O GAO caracteriza “mission capable” como a porcentagem de tempo que uma aeronave gasta quando é capaz de “voar e realizar pelo menos uma missão”. Enquanto isso, a aeronave pode não ser capaz de realizar a missão se não puder voar devido à espera da manutenção necessária ou se a unidade não tiver uma peça sobressalente necessária para reparar o avião.

As taxas de capacidade de missão para todas as oito frotas diminuíram, com o F-22 e o KC-130T experimentando as piores quedas (ambas as aeronaves tiveram uma queda de 16,7% desde 2015). As frotas F/A-18E/F (3,9%) e KC-135 (4,1%), embora ainda em declínio, tiveram as menores mudanças nas taxas de capacidade de missão.

Embora o GAO atribua aos serviços a tomada de algumas medidas para impedir o declínio, como a implementação da Marinha de seu Sistema de Sustentação Naval, o GAO descobriu que nenhum serviço concluiu “revisões de manutenção” para frotas específicas que foram exigidas na Autorização de Defesa Nacional do Ano Fiscal de 2017.

Oficiais da Força Aérea disseram ao GAO que o serviço ainda não havia conduzido as revisões devido à ambiguidade em como interpretaram inicialmente a lei, mas iniciaram as avaliações depois que o estatuto foi esclarecido em 2021. As revisões do F/A-18E/F e P-8A serão concluídas no FY-22 e no FY-23, respectivamente.

“Oficiais da Força Aérea relataram que planejam trabalhar com o acúmulo dos sistemas restantes até o final do ano fiscal de 2025”, de acordo com o relatório do GAO. “Os oficiais da Marinha relataram que esperam concluir as revisões de manutenção de 54 sistemas nos próximos 13 anos, entre agora e o ano fiscal de 2035.”

Como é costume em todos os relatórios do GAO, o órgão de auditoria fez uma série de recomendações ao Pentágono, que se concentram principalmente em ambos os serviços completando suas revisões de sustentação necessárias, bem como no desenvolvimento de planos de mitigação para conter as taxas de capacidade de missão em declínio. Respondendo pelo Departamento de Defesa, Vic Ramdass, um alto funcionário de prontidão do Pentágono, concordou amplamente com as recomendações do GAO.

A única recomendação contestada por Ramdass foi que a Marinha acelerasse suas avaliações planejadas de cada frota, argumentando que o serviço elaborou um cronograma que equilibra uma variedade de necessidades programáticas “sem criar uma onda de revisões de sustentação em nenhum ano”.

FONTE: Breaking Defense

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