19 de jun. de 2022

O Programa AEB Escola realiza Ações Educacionais em Campinas

 As Ações aconteceram nos dias 07 e 08 de junho


A  Agência Espacial Brasileira (AEB), por meio do Programa AEB Escola, realizou, nos dias 07 e 08 de junho, ações educacionais na cidade de Campinas (SP) para professores e estudantes da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SE- SP) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo do Campus de Campinas (IFSP – Campinas). O IFSP – Campinas cedeu seus espaços para a Capacitação de Professores do Programa GLOBE e as Oficinas de Foguetes de Garrafa PET.

O GLOBE é um programa de ciência cidadã internacional instituído pela NASA presente em 126 países e conta com a parceria da Agência Espacial Brasileira (AEB) para implementar e coordenar o programa no Brasil. A capacitação realizada em Campinas teve como intuito apresentar o Programa GLOBE para os professores da região, as metodologias para coletas de dados ambientais, as plataformas e as ferramentas disponíveis para que os professores possam realizar pesquisa cientifica com seus estudantes em sala de aula. Essa capacitação teve como foco os protocolos de coleta de dados disponíveis por meio do aplicativo GLOBE Observer, que são os de estudo de Nuvens, Árvore, Cobertura de Solo e o Mapeamento de Habitat de Mosquito. Em aditivo, houve um momento para que os participantes pudessem discutir a respeito de quais projetos escolares poderiam ser realizados com os seus estudantes utilizando os protocolos do GLOBE.

“Capacitar o corpo docente da educação básica para o estímulo do espírito científico, para o despertar do pensamento científico na juventude é fundamental. Dentro de uma ação internacional articulada com uma grande comunidade e um conjunto de metodologias próprias são a chave do sucesso desse programa. Nós do IFSP estamos muito felizes com a oportunidade de sermos integradores desse processo, em que a Agência Espacial Brasileira tem cumprido papel fundamental de difundir e popularizar a Ciência!”, disse o professor Eberval Castro, Diretor-Geral do IFSP – Campinas.

Para cada protocolo apresentado, ou seja, o “passo a passo” de como se realizar a coleta de dados de cada tema, houve momentos de descontração com Quiz e entrega de kits e coleta de dados em campo, onde a participação de todos foi excepcional.

A equipe do GLOBE em Campinas contou com a participação da Coordenadora de Competência e Tecnologia da Agência Espacial Brasileira e do Programa GLOBE no Brasil Dra. Aline Bessa Veloso, o Analista Educacional da Fundação de Ciência, Tecnologia e Aplicação Espacial (FUNCATE/AEB) Erick Luiz Silva e, como voluntários Inês Mauad, professora e Mentor Trainer do Programa GLOBE, e Paulo Caetano, empresário e Piloto Comercial de Avião.

Para Paulo Caetano, Piloto Comercial de Avião e candidato a Trainer do Programa GLOBE, “Poder contribuir para o projeto GLOBE através da Agência Espacial Brasileira, é uma experiência incrível pois acredito muito no impacto positivo que está sendo gerado ao meio ambiente através de ações simples que podem fazer do nosso planeta, um lugar melhor.”

Simultaneamente à capacitação de professores, aconteceram as oficinas de Foguetes de Garrafa PET, onde os 45 estudantes do Ensino Médio/Técnico do IFSP-Campinas tiveram a oportunidade de conhecerem um pouco melhor a respeito do Programa Espacial Brasileiro (PEB), sobre os produtos espaciais brasileiros e, com a criação dos foguetes, aprenderam sobre astronomia e astronáutica.

No total, foram 33 professores capacitados de 23 escolas da região metropolitana de Campinas. Esses professores atuarão como multiplicadores do programa GLOBE em suas escolas, contribuindo com os estudos ambientais, para fomentar em suas comunidades escolares a importância do pensamento científico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.