3 de mar. de 2023

Reino Unido: aumento de preços leva a racionamento de alimentos; crise tem impacto na saúde de britânicos

Pesquisa da London School of Economics (LSE) salienta que crise reflete na saúde dos britânicos.

PAUL CHILDS REUTERS 

Vivian Oswald, correspondente da RFI em Londres

FolhaDestra  - Aumento de preços e mau tempo na África gera escassez de alimentos no Reino Unido e alguns supermercados estão racionando alguns produtos. Pesquisa da London School of Economics (LSE) salienta que crise reflete na saúde dos britânicos.

Três tomates, três pepinos e três pimentões. Esta é, até segunda ordem, a quantidade máxima que o consumidor poderá comprar destes legumes em algumas das principais cadeias de supermercados da Inglaterra. A disparada dos preços de energia dentro no país e o mau tempo no norte da África, de onde vêm parte deles, fez com que desaparecessem das prateleiras.

Não se trata apenas de racionamento. Os preços também subiram. O do tomate quase dobrou nas últimas semanas em alguns estabelecimentos. Por uma razão ou outra, os alimentos continuam sendo os grandes vilões da inflação nacional. Bateram os 17,1%, um novo recorde, em um momento em que as pessoas têm dificuldades de fechar as contas do mês.

O índice geral cedeu um pouco, caiu para 10,1% ao ano em janeiro, contra os 10,5% registrados no mês anterior. Mas se mantém num patamar recorde para os últimos 40 anos. Os preços do que se consome no dia a dia, sobretudo o dos alimentos, continuam em alta. Ovos, margarina e leite estão entre os que mais subiram.


Emergência sanitária

Servidores públicos de 123 órgãos governamentais devem se juntar ao movimento, que promete aumentar a pressão sobre as autoridades enquanto fazem a previsão de gastos para o ano. Ferroviários também têm paralisações marcadas para alguns dias de março e abril, assim como médicos e paramédicos, que cruzarão os braços durante alguns dias de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.