3 de mar. de 2023

China vence o Ocidente na corrida por tecnologias críticas, diz relatório

A China lidera o mundo em 37 das 44 tecnologias críticas, de acordo com um relatório de um think tank australiano


A China lidera o mundo em 37 das 44 tecnologias críticas, com as democracias ocidentais ficando para trás na corrida por avanços científicos e de pesquisa, revelou um relatório de um think tank australiano.

A China está em posição de se tornar a maior superpotência tecnológica do mundo, com seu domínio já abrangendo defesa, espaço, robótica, energia, meio ambiente, biotecnologia, inteligência artificial (IA), materiais avançados e tecnologia quântica chave, de acordo com o relatório do Australian Strategic Policy Institute (ASPI).

As principais áreas dominadas pela China incluem drones, aprendizado de máquina, baterias elétricas, energia nuclear, fotovoltaica, sensores quânticos e extração de minerais críticos, de acordo com o Critical Technology Tracker divulgado na quinta-feira.

O domínio da China em alguns campos é tão arraigado que todas as 10 principais instituições de pesquisa do mundo para certas tecnologias estão localizadas no país, de acordo com o ASPI.

Em comparação, os Estados Unidos lideram em apenas sete tecnologias críticas, incluindo sistemas de lançamento espacial e computação quântica, de acordo com o ASPI, que recebe financiamento dos governos australiano, britânico e americano, bem como de fontes do setor privado, incluindo as indústrias de defesa e tecnologia. .

O Reino Unido e a Índia estão entre os cinco principais países em 29 das 44 tecnologias, com a Coreia do Sul e a Alemanha entre os cinco primeiros em 20 e 17 tecnologias, respectivamente, disse o relatório.



O ASPI disse que a crescente proeza da China em tecnologias críticas, que o think tank credita ao planejamento de políticas de longo prazo, deve ser um “alerta para as nações democráticas”.

“A longo prazo, a posição de liderança da China em pesquisa significa que ela se estabeleceu para se destacar não apenas no desenvolvimento tecnológico atual em quase todos os setores, mas também em tecnologias futuras que ainda não existem”, disse o ASPI em um comentário que acompanha o relatório.

“Se não for controlado, isso pode mudar não apenas o desenvolvimento e controle tecnológico, mas também o poder global e a influência para um estado autoritário onde o desenvolvimento, teste e aplicação de tecnologias emergentes, críticas e militares não é aberto e transparente e onde não pode ser examinado por sociedade civil independente e mídia”.

O think tank apresentou 23 recomendações para os países ocidentais e seus parceiros e aliados. Eles incluem o estabelecimento de fundos soberanos para financiar pesquisa e desenvolvimento (P&D), facilitar vistos de tecnologia, “friend-shoring” e subsídios de P&D entre nações e buscar novas parcerias público-privadas.

Os EUA e a China estão presos em uma competição acirrada por poder e influência que estimulou movimentos para dissociar suas economias. O governo do presidente dos EUA, Joe Biden, lançou uma série de controles de exportação e incentivos fiscais com o objetivo de prejudicar a indústria de tecnologia da China e restaurar a manufatura doméstica.

Na quinta-feira, o Departamento de Comércio dos EUA adicionou unidades da empresa de genética chinesa BGI e da empresa de computação em nuvem Inspur a uma lista negra comercial por supostamente apoiar os militares chineses e facilitar a vigilância do governo.

FONTE: Al Jazeera

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.