9 de mar. de 2023

Rússia ataca a Ukrânia com mísseis hipersônicos Kinzhal

MiG-31 com míssil Kinzhal

KYIV, Ucrânia – A Rússia lançou seu maior ataque de mísseis e drones em semanas nesta quinta-feira, atingindo alvos em toda a Ucrânia com uma complexa barragem de armas que incluía mísseis hipersônicos, o mais novo no arsenal de Moscou.

Encerrando semanas de relativa calma em Kiev e em outras cidades, os ataques mataram pelo menos nove pessoas em todo o país e feriram outras, cortaram a energia em várias áreas e danificaram três usinas elétricas, disseram autoridades ucranianas.

Os ataques incluíram seis dos novos mísseis hipersônicos conhecidos como Kinzhals, ou Daggers, os maior número usado pela Rússia em uma única onda desde o início da guerra, um ano atrás, de acordo com a Força Aérea da Ucrânia.

Dos 81 mísseis disparados durante a noite e pela manhã, 47 atingiram alvos, disse a Ucrânia. Essa é uma proporção muito maior de ataques para mísseis disparados do que a Rússia alcançou em barragens nos últimos meses.


O Kh-47M2 Kinzhal (em russo: Х-47М2 Кинжал, “Dagger”, designação da OTAN “Killjoy”) é um míssil ar-superfície aerobalístico hipersônico com capacidade nuclear. O design geral do míssil é compartilhado com o 9K720 Iskander, com a seção de orientação modificada para o Kinzhal. Ele pode atingir alvos estáticos e móveis, como porta-aviões.

Ele tem um alcance reivindicado de mais de 2.000 km, velocidade de Mach 12 e capacidade de realizar manobras evasivas em todas as etapas de seu voo.

Pode transportar ogivas convencionais e nucleares e pode ser lançado de bombardeiros Tu-22M3 ou interceptadores MiG-31K. Ele foi desdobrado em bases aéreas no Distrito Militar do Sul da Rússia e no Distrito Militar do Oeste.

O Kinzhal entrou em serviço em dezembro de 2017 e foi uma das seis novas armas estratégicas russas reveladas pelo presidente russo, Vladimir Putin, em 1º de março de 2018.


FONTE: New York Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.