23 de mar. de 2023

Prosseguem as provas de mar do submarino ‘Humaitá’ (S41), que deve ser entregue ao setor operativo no segundo semestre de 2023

A ICN – Itaguaí Construções Navais divulgou nova imagem do submarino Humaitá (S41) realizando teste de navegação na superfície. Segundo a ICN, o Humaitá será entregue ainda este ano.

No dia 20 de março de 2023, o Humaitá encerrou os testes de Imersão Dinâmica e de Imersão em Grande Profundidade, em área marítima localizada no litoral do Rio de Janeiro.

Em agosto de 2022, o submarino Humaitá realizou a flutuação operacional e em dezembro, a primeira navegação na superfície com seu próprio sistema de propulsão, em área marítima localizada no litoral sul do Rio de Janeiro.

O Humaitá é o segundo de uma série de quatro submarinos convencionais de propulsão diesel-elétrica SBR (classe “Riachuelo”) no âmbito do Programa de Submarinos (PROSUB).

A classe “Riachuelo”, versão brasileira ampliada do Scorpène, desloca cerca de 2.200 toneladas em imersão e tem um comprimento de 71,6 metros, com boca de 6,2m. São armados com seis tubos lança-torpedos de 21 polegadas para até 18 torpedos F21 e/ou mísseis SM39 SubExocet e minas submarinas. Também são equipados com dois periscópios, um deles tradicional e outro do tipo optrônico, capaz de enviar imagens diretamente para os consoles multifunção dos operadores.

Os S-BR também tem dois lançadores de contramedidas Contralto-S para despistadores de torpedos CANTO.

De acordo com o cronograma do PROSUB, o submarino Humaitá (S41) será entregue ao Setor Operativo da Marinha no 2º semestre de 2023, seguido do Tonelero (S42) e do Angostura (S43).

Complexo Naval de Itaguaí-RJ

O Programa Prosub comprende a construção de 4 submarinos convencionais S-BR e um submarino de propulsão nuclear

Consoles multifunção do sistema de combate SUBTICS que equipa os submarinos SBR – classe “Riachuelo”


Slide de apresentação sobre o Prosub de maio de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.